Caixa Cultural de Salvador recebe primeira exposição individual da artista indígena Yacunã Tuxá

Caixa Cultural de Salvador recebe primeira exposição individual da artista indígena Yacunã Tuxá

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 06/02/2026 às 13:21 / Leia em 3 minutos

A Caixa Cultural Salvador recebe, a partir da próxima terça-feira (10) a primeira mostra individual da artista indígena Yacunã Tuxá. Reunindo 25 obras em diferentes linguagens e suportes, como pintura, fotografia, poesia, muralismo, escultura, lambe-lambe, vídeo mapping e performance, a exposição Toda Árvore Tem Raiz permanece em cartaz até 10 de maio, com visitação gratuita.

O projeto parte da trajetória da artista indígena do povo Tuxá de Rodelas, na Bahia, marcada por deslocamentos forçados e resistência. Os trabalhos expostos estabelecem um diálogo entre o analógico e o digital, propondo uma reflexão sobre memória, identidade, urbanidade e território a partir da metáfora das raízes como guardiãs de histórias coletivas e individuais.

A curadoria é assinada por Naine Terena e Vera Nunes, em diálogo com a artista, e propõe uma experiência expositiva que articula identidade indígena com contextos culturais dos não indígenas, criando um percurso imersivo que convida o público a refletir sobre os atravessamentos vividos por corpos indígenas, seus territórios e sua espiritualidade.

A mostra incorpora elementos simbólicos como o rio, a canoa e a Jurema, planta sagrada que atravessa a mostra como eixo espiritual e político. O feminino indígena emerge como estrutura fundamental, afirmando as mulheres como raízes profundas da terra, sustentando histórias de resistência, cuidado e reinvenção.

“‘Toda Árvore Tem Raiz’ é um espaço de afirmação da força irrefreável da memória e do pertencimento. Nas obras em exposição, as mulheres ocupam o centro do território das lembranças. A multiplicidade de linguagem criativa que apresento neste projeto introduz algo simples: é impossível sintetizar a pluralidade subjetiva das existências indígenas.”, destaca Yacunã Tuxá. “Entre aldeia e cidade, com as mãos moldando o barro ou segurando uma filmadora, a presença dessas mulheres, ao longo da história, articulou e articula resistências variadas, algumas até invisíveis, mas todas potencialmente criativas e transformadoras.”, afirma a artista.

Sobre a artista
Yacunã Tuxá é uma das principais vozes da arte indígena contemporânea no Brasil, com atuação nas artes visuais, literatura, muralismo e curadoria, articulando memória, ancestralidade e política. Seu trabalho já esteve presente em importantes instituições culturais, rendeu prêmios de destaque, projetos curatoriais e grandes intervenções urbanas, além da publicação de seu primeiro livro de poemas, consolidando sua produção artística como uma potente ferramenta de resistência, afirmação identitária e cura coletiva.

Serviço
[Artes Visuais] Exposição “Toda Árvore Tem Raiz”
Local: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Abertura: 10 de fevereiro de 2026 (terça-feira), às 19h
Período de visitação: 19 de fevereiro a 10 de maio de 2026
(A CAIXA Cultural estará fechada no período de 11 a 18 de fevereiro, por conta do carnaval)
Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h30
Entrada gratuita

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia