Projeto “Elos e Elãs” estreia na Casa Preta com pré-Carnaval que celebra diversidade artística

Projeto “Elos e Elãs” estreia na Casa Preta com pré-Carnaval que celebra diversidade artística

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Diney Araújo

Publicado em 05/02/2026 às 17:20 / Leia em 4 minutos

A Casa Preta Espaço de Cultura, no bairro do Dois de Julho, estreia oficialmente o projeto “Elos e Elãs” com uma festa de pré-Carnaval que celebra diversidade, arte e encontros. A abertura da programação acontece no sábado (7), a partir das 19h, com a terceira edição do “EVOÉ – Pré-Carnaval dos Artistas”, reunindo música, performances e homenagens.

A noite começa com a apresentação do grupo de percussão transgênero Transbatukada, formado por homens trans e regido pelo músico Antenor Cardoso. O espetáculo segue com participações da cantora ManuElla, do ator Rui Manthur e do compositor e músico Joker Guiguio.

Em clima carnavalesco, artistas transformistas prestam tributo a grandes nomes da Axé Music: a drag queen Barbárie Bundi e o ator e diretor Thiago Romero interpretam Daniela Mercury e Mariene de Castro; Bia Mathieu homenageia Carla Cristina e Alinne Rosa; e Angelina Meels celebra Ivete Sangalo.

Drag queen Barbárie Bundi presta tributo a grandes nomes da Axé Music | Foto: Diney Araújo

A festa ainda conta com a presença do Microtrio, sob a batuta do músico e compositor Ivan Huol. Os ingressos estão à venda no Sympla e na bilheteria da Casa.

Coordenado pelos artistas Gordo Neto e Caio Rodrigo, o projeto “Elos e Elãs” vai dinamizar a programação da Casa Preta ao longo de 2026, com ações voltadas à criação, fruição, formação e intercâmbio artístico. A proposta inclui atividades formativas, convocatórias de pautas gratuitas e subsidiadas para a comunidade artística da Bahia, apresentações de grupos residentes, debates e eventos já consolidados no calendário do espaço, como o “EVOÉ – Pré-Carnaval dos Artistas”, o “Arraiá da Areal”, no período junino, e o projeto “Nos 4 Cantos da Casa”, que ocupa todos os ambientes do casarão com diferentes linguagens e estéticas.

A festa ainda conta com a presença do Microtrio, sob a batuta de Ivan Huol | Foto: Lígia Rizério

Dentro dessa agenda, o projeto abre inscrições para sua primeira atividade formativa: a oficina gratuita de Gestão e Coordenação Técnica, ministrada por Moisés Victório, entre os dias 23 e 26 de fevereiro, das 8h às 13h. Voltada para pessoas a partir de 15 anos, com ou sem experiência prévia, a formação aborda desde o planejamento até a coordenação logística e operacional de eventos culturais. As inscrições são feitas por formulário online, e os encontros acontecem na sede da Casa Preta, na Rua Areal de Cima, no Dois de Julho.

Também estão abertas as inscrições para ocupação de pautas gratuitas e subsidiadas no mês de março, com foco nas linguagens de teatro e circo. As propostas devem ser enviadas exclusivamente por formulário eletrônico e serão avaliadas pelo Núcleo Gestor da Casa. Os projetos selecionados terão isenção do pagamento da pauta, com a bilheteria revertida integralmente para os artistas ou grupos, podendo realizar entre uma e quatro apresentações, entre os dias 19 e 22 de março.

Realizado por meio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2025, com apoio da Funarte, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o projeto “Elos e Elãs” fortalece a trajetória da Casa Preta como um dos espaços culturais alternativos mais ativos do Centro de Salvador. Instalado em um casarão da década de 1920, o espaço mantém desde 2009 uma programação diversa, com forte presença de iniciativas voltadas ao público LGBTQIAPN+, feminino e negro, além de abrigar grupos residentes, acervos cenográficos e eventos que já fazem parte do calendário cultural da cidade.

Mais informações estão disponíveis no Instagram @casapretaespacodecultura.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia