O Hospital do Subúrbio, em Salvador, alcançou um marco histórico ao realizar, no último final de semana, duas cirurgias utilizando Vertebral Body Tethering (VBT) na coluna torácica, um procedimento inovador para o tratamento da escoliose. Esta é a primeira vez que a técnica é aplicada no Brasil. As intervenções representam um avanço significativo no cuidado com pacientes que apresentam curvaturas da coluna vertebral, especialmente em fase de crescimento.
O VBT foi aplicado em casos de escoliose torácica e escoliose lombar, permitindo a correção progressiva da curvatura sem a necessidade de travamento da coluna, como ocorre nas cirurgias tradicionais. O procedimento foi realizado pelos ortopedistas especialistas em coluna, Rodrigo Falcão e Ricardo Cotias, além do ortopedista e cirurgião de coluna chileno, Andrés Chain, e toda a equipe multiprofissional do hospital.
“É uma técnica inovadora em que não realizamos o travamento da coluna. O paciente continua crescendo e esse crescimento contribui para a correção progressiva da curva, reduzindo também a degeneração, já que não há sobrecarga dos outros discos da coluna que não estão sendo fixados”, explica Falcão.
Diferente das técnicas convencionais, o VBT preserva a mobilidade da coluna e favorece um desenvolvimento mais fisiológico, sendo especialmente indicado para pacientes jovens ainda em fase de crescimento. Além disso, a técnica contribui para a redução de complicações futuras relacionadas à rigidez e ao desgaste de segmentos adjacentes da coluna.