O Ministério das Relações Exteriores dá a largada nesta quarta-feira (4) para um dos processos seletivos mais prestigiados do serviço público nacional. A partir das 10h, estão abertas as inscrições para o novo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, realizado anualmente pelo Instituto Rio Branco.
A seleção oferece 60 vagas para o cargo de terceiro-secretário, porta de entrada da carreira, com remuneração inicial de R$ 22.558,56.
Os interessados devem realizar o cadastro exclusivamente pelo site do Cebraspe, banca organizadora do certame, até as 18h do dia 25 de fevereiro. Para participar, é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 229, embora doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico possam solicitar a isenção.
O concurso não exige graduação em cursos específicos, bastando que o candidato apresente diploma de nível superior em qualquer área, reconhecido pelo Ministério da Educação.
O edital deste ano reforça políticas de inclusão e ações afirmativas.
Das oportunidades disponíveis, 15 são reservadas para pessoas negras, três para pessoas com deficiência, duas para indígenas e uma para quilombolas. O certame prevê ainda a convocação adicional de 126 mulheres para a segunda fase, uma medida voltada para corrigir desigualdades históricas e promover maior equilíbrio de gênero dentro do Itamaraty.
A avaliação dos candidatos será realizada em todas as capitais e no Distrito Federal, dividida em etapas rigorosas. A primeira fase, composta por 240 questões objetivas de caráter eliminatório, está marcada para o dia 29 de março e ocupará os turnos da manhã e da tarde.
Os aprovados seguirão para a segunda etapa, constituída por provas escritas dissertativas, que serão aplicadas em dois fins de semana consecutivos: dias 25 e 26 de abril, além de 2 e 3 de maio.
O conteúdo programático é extenso e exige preparação de alto nível. Na fase inicial, são cobrados conhecimentos de Língua Portuguesa, História do Brasil e Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito.
Já na etapa dissertativa, além das matérias teóricas, os candidatos devem demonstrar capacidade de redação e tradução em inglês, além de proficiência em espanhol ou francês. Os aprovados ingressam no curso de formação do Instituto Rio Branco e passam a representar os interesses do Brasil e oferecer suporte consular no exterior.