Venda de passagens internacionais para o Carnaval da Bahia supera média nacional; veja ranking de países emissores

Venda de passagens internacionais para o Carnaval da Bahia supera média nacional; veja ranking de países emissores

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Fernando Antônio

Publicado em 03/02/2026 às 12:53 / Leia em 3 minutos

A venda de passagens aéreas internacionais com destino à Bahia para o Carnaval de 2026 registrou um crescimento expressivo e reforça o estado como um dos destinos mais desejados do Brasil durante a maior festa popular do planeta. Segundo levantamento da Embratur, o volume de bilhetes internacionais para o período da folia teve alta de 43% em relação ao ano anterior, resultado que supera com folga a média nacional, que ficou em 21%.

Durante os dias de festa, a diversidade cultural da Bahia será refletida também nos idiomas ouvidos pelas ladeiras do Pelourinho e nos principais circuitos do Carnaval. A Argentina lidera o ranking de países com maior crescimento na emissão de passagens para o período, com alta de 63%, seguida por Uruguai, com aumento de 27%, e Portugal, que registrou crescimento de 23%.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o desempenho confirma a força do Carnaval brasileiro como produto turístico internacional. “O Carnaval baiano é uma festa inigualável. Reúne música, identidade, diversidade, ancestralidade e inovação, além de ser um poderoso gerador de emprego e renda. Esse crescimento não é por acaso, é resultado de um destino que se preparou, que diversificou sua oferta de atrativos e que entendeu que o luxo está também na autenticidade de sua cultura”, afirmou.

O bom desempenho do Carnaval de 2026 é resultado de uma série de ações estratégicas, com destaque para a expansão da malha aérea do estado. Em 2025, 95,6% das entradas internacionais na Bahia ocorreram por meio de voos, totalizando 1.536 operações internacionais com destino a Salvador, número que representa um aumento de 30% em comparação com 2024.

O estado também passou a contar com novas rotas e reforço na oferta de assentos, incluindo o voo direto de Córdoba, na Argentina, além da ampliação de conexões vindas de Buenos Aires, Madri, Lisboa e Paris. Com esse avanço, a Bahia ocupa atualmente a sexta posição entre as unidades da federação que mais recebem turistas estrangeiros, consolidando-se como um importante hub de lazer e cultura no país.

Em 2025, a Bahia recebeu 211.539 turistas internacionais, crescimento de 47,3% em relação ao ano anterior. A expectativa para 2026 é de um novo avanço nesses números, fortalecendo ainda mais o estado como destino global que transforma música em ponte, cultura em destino e alegria em convite ao mundo.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia