‘Era rato de livros’, diz diretor sobre baiano aprovado em 1º lugar em Medicina na USP

‘Era rato de livros’, diz diretor sobre baiano aprovado em 1º lugar em Medicina na USP

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 03/02/2026 às 12:30 / Leia em 2 minutos

O baiano Wesley de Jesus, de 22 anos, aprovado em primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), é lembrado por professores e gestores como um aluno exemplar durante toda a trajetória escolar. Ele cursou o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no Colégio Estadual Ana Bernardes, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, sem nunca repetir de ano ou ficar em recuperação.

“Não parava de estudar. Vivia na escola querendo fazer redações, pedindo livros a mais para complementar o que aprendia em sala. Agora colhe os frutos”, afirma Manoel Menezes, diretor da unidade.

Segundo ele, a biblioteca era o espaço preferido do estudante. “A diversão dele era na biblioteca. Era rato de livros. Como tinha poucas condições, pedia para usar os computadores da escola. Chegava pela manhã, almoçava, estudava à tarde e ficava até a noite pesquisando e aprendendo mais”, relembra.

Wesley se destacava especialmente nas disciplinas de Química e Física. Embora não fosse conhecido por notas excepcionais, a constância e a dedicação marcaram sua trajetória. Mesmo matriculado no turno vespertino, chegava cedo à escola para estudar e só saía no período da noite.

“A palavra que define Wesley é dedicação. Sempre quis aprender mais”, resume o diretor. No ano passado, o estudante retornou ao colégio para conversar com alunos do terceiro ano e compartilhar dicas de estudo. Na época, ele já cursava Medicina na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A nova aprovação foi celebrada com entusiasmo pela comunidade escolar. “Quando vimos o vídeo, vibramos. Um menino com tantas dificuldades sociais conseguir esse resultado é motivo de muita alegria. Mostra que a escola pública forma estudantes capazes”, destaca Menezes.

Além da biblioteca e do acesso aos computadores, o Colégio Estadual Ana Bernardes promove aulões, simulados e visitas a universidades públicas, iniciativas que contribuem para a preparação dos alunos para os vestibulares.

Luciano Huck homenageia jovem baiano que ficou em 1º lugar em Medicina na USP: “Referência” 

Baiano de Cajazeiras é aprovado em Medicina na USP e é o primeiro da família a entrar na universidade 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia