Baianos Gilberto Gil e Agnes Nunes lideram estreia do Back2Black Festival em Paris

Baianos Gilberto Gil e Agnes Nunes lideram estreia do Back2Black Festival em Paris

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação/Back2Black

Publicado em 03/02/2026 às 14:48 / Leia em 4 minutos

O Back2Black Festival, criado no Brasil em 2009, estreia em Paris no dia 3 de abril, ocupando um dos espaços culturais mais emblemáticos da capital francesa: o Théâtre du Châtelet. A edição internacional do evento reúne música, artes visuais, cinema e reflexão, com destaque para os shows dos baianos Gilberto Gil e Agnes Nunes, além do camaronês Blick Bassy e da DJ Sandra Baldé (Umafricana).

Um dos momentos mais aguardados da programação é a apresentação de Gilberto Gil, que sobe ao palco francês ao lado de filhos e netos, logo após o encerramento, no Brasil, da turnê “Tempo Rei”, que marca sua despedida dos grandes palcos. Em Paris, o artista revisita clássicos de uma trajetória que ultrapassa seis décadas e o consolida como um dos maiores nomes da música afro-brasileira.

Representando a nova geração da música brasileira, a baiana Agnes Nunes divide o palco com Blick Bassy em um encontro que conecta ancestralidade, identidade e contemporaneidade. O diálogo musical entre os dois expoentes do afro-soul contemporâneo propõe uma fusão de referências entre Brasil e África. Agnes, um dos grandes destaques da cena atual, transita com naturalidade entre MPB, forró e blues, enquanto Bassy é reconhecido internacionalmente por mesclar a música tradicional do povo Bassa com soul, folk e elementos eletrônicos, cantando em sua língua nativa.

A cantora celebra a participação no festival e o encontro artístico em solo francês. “Muito feliz e contente em participar deste festival tão massa e com nomes tão especiais da música brasileira e mundial. Gil é uma das minhas grandes inspirações e esbarrar com ele mais uma vez, desta vez em Paris, uma cidade tão viva artisticamente, vai ser incrível. Será lindo também dividir o palco com Blick Bassy, um encontro e união muito forte, especialmente em um evento que celebra a cultura africana e brasileira”, diz Agnes Nunes.

A programação musical também conta com os sets de Sandra Baldé, conhecida como Umafricana, DJ, escritora e empreendedora guineense com trajetória destacada em palcos e festivais de cidades como Lisboa, Porto, Algarve, Funchal e Paris. Seus sets passeiam por ritmos como afrobeat, amapiano, gqom, kuduro e afrohouse, em diálogo com influências de pop, R&B e sons contemporâneos.

Além dos shows, o Back2Black Paris promove a conferência “África-Brasil”, cujos participantes serão anunciados nas próximas semanas, e apresenta uma exposição com obras de Carybé, que retratam o cotidiano e a espiritualidade da cultura afro-brasileira. O festival também marca a première francesa do documentário “3 Obás de Xangô”, do também baiano Sérgio Machado, que narra a amizade entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e o próprio Carybé. Será a primeira exibição do filme na França.

A proposta do evento vai além do Théâtre du Châtelet e pretende ocupar também a Place du Châtelet, praça onde o teatro está localizado, com atividades que envolvem gastronomia, música e dança, ampliando a experiência do público.

Para Connie Lopes, criadora do festival, a chegada do Back2Black a Paris representa um gesto simbólico e político. “Chegamos a Paris como um sopro novo ocupando um espaço emblemático. Somos mais do que um evento pontual, realizar o Back2Black em Paris é um ato de diplomacia cultural, afirmando a continuidade e a vitalidade do diálogo França-Brasil. É reafirmar que a herança africana é o coração pulsante da música, da dança, dos sabores e da espiritualidade do Brasil. É um momento para mostrar a fonte de sua energia criativa”, afirma.

Criado há 16 anos, o Back2Black soma 12 edições no Rio de Janeiro e uma em Londres, consolidando-se como um dos principais eventos dedicados à difusão das culturas afro-brasileiras. Ao longo de sua história, o festival já recebeu nomes como Youssou N’Dour, Salif Keita, Angélique Kidjo, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Jorge Ben Jor, Emicida, IZA, Missy Elliott, Erykah Badu e Lauryn Hill, entre muitos outros.

Os ingressos já estão à venda no site oficial do teatro.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia