Milhares de pessoas participaram, neste domingo (1º), do tradicional Sórodó de Oxum, realizado no Dique do Tororó, em Salvador. O ritual, com concentração a partir das 19h, antecede o ciclo de celebrações da Festa de Iemanjá e reúne religiosos e admiradores da cultura afro-baiana.
Vestidos predominantemente de branco e amarelo, os participantes acompanharam o cortejo levando flores, perfumes, espelhos e balaios ornamentados, depositados nas águas doces em homenagem a Oxum, orixá associada à fertilidade, ao amor e à prosperidade.

Concentração começa por volta das 19h, na altura da Arena Fonte Nova.
O percurso teve início nas imediações da Arena Fonte Nova e seguiu ao longo do Dique ao som do ijexá, com cânticos, atabaques e manifestações de fé. Representantes de diversos terreiros conduziram os rituais e organizaram a entrega coletiva das oferendas, mantendo uma tradição que se fortaleceu nos últimos anos.
Segundo Leonel Monteiro, presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), o Sórodó representa o resgate de uma prática ancestral. “As comunidades tradicionais de terreiro sempre realizaram oferendas a Oxum antes das celebrações de Iemanjá. O Sórodó foi retomado para reforçar essa importância e resgatar a tradição”, afirmou.

Filhos de Gandhi participam do cortejo.
Entre os participantes esteve, mais uma vez, o músico Carlinhos Brown. O cortejo contou ainda com o Afoxé Filhos de Gandhi, a Orquestra de Agogôs e a banda afrofeminina Yaya Muxima.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram