A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, protocolou um projeto de resolução na Casa Legislativa propondo que a unidade de saúde da instituição passe a se chamar Serviço Médico-Odontológico Deputado Alan Sanches. O texto determina também que a denominação conste em placas, documentos oficiais, comunicações internas e externas, registros administrativos e demais atos institucionais da ALBA.
No documento, a chefe do Legislativo baiano justificou que o objetivo da iniciativa é homenagear o parlamentar do União Brasil, “reconhecendo sua trajetória pública, seu compromisso com a saúde pública e sua relevante contribuição ao Estado da Bahia e ao Parlamento baiano”. A deputada ressaltou ainda a atuação do homenageado, no Parlamento, “pela defesa intransigente do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pela valorização dos profissionais da área médica e odontológica, bem como pela formulação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida da população baiana”.
Segundo Ivana, a dedicação de Alan Sanches ao aprimoramento da estrutura de atendimento médico no âmbito institucional e a sua atuação legislativa em prol da melhoria dos serviços de saúde justificam a homenagem proposta, perpetuando seu legado no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.
“A denominação do Serviço Médico-Odontológico com o nome do Deputado Alan Sanches constitui reconhecimento público de seus relevantes serviços prestados à sociedade e ao Parlamento, preservando sua memória e inspiração às futuras gerações de parlamentares, servidores e cidadãos”, afirmou a parlamentar.
Alan Sanches
Alan Sanches (União Brasil), de 58 anos, faleceu no dia 17 de janeiro, em Salvador, após sofrer um infarto em casa. Médico de formação, ele era deputado estadual pela Bahia e foi eleito para a Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) em 2018. Ao longo da carreira política, também foi filiado ao Democratas (DEM).
Formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, iniciou a trajetória política em 2004, quando foi eleito vereador de Salvador. Em 2008, conquistou a reeleição para o Legislativo municipal.
Em 2010, foi eleito deputado estadual, renunciando ao mandato de vereador para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Desde então, atuava na política estadual, conciliando a carreira médica com o mandato parlamentar.