O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou nesta quinta-feira (29) que a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, será indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o comando do ministério a partir de abril.
A declaração foi feita durante entrevista concedida por Rui Costa a uma rádio do município de Jequié, no interior da Bahia. O ministro afirmou que pretende deixar o cargo em março para disputar uma vaga no Senado nas eleições deste ano.
“O presidente já comunicou a sua escolha tanto a mim quanto à Miriam. Ela foi ministra do Planejamento, trabalha muito, é uma técnica competente e assume o ministério no início de abril. A prioridade do presidente é que as indicações sejam de quem já está na equipe, para não haver descontinuidade nas ações de governo”, afirmou Costa.
Ex-governador da Bahia, Rui Costa está à frente da Casa Civil desde o início do terceiro mandato de Lula. A pasta é considerada um dos principais núcleos administrativos do governo federal, responsável pela articulação entre os ministérios e pela coordenação da execução das políticas públicas. O órgão funciona no Palácio do Planalto e, historicamente, é ocupado por um nome de absoluta confiança do presidente da República.
Mudanças na Esplanada
Rui Costa integra um grupo de cerca de 20 ministros que devem deixar o governo para disputar as eleições deste ano. Entre os nomes citados estão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Pela legislação eleitoral brasileira, integrantes do primeiro escalão do governo que desejam concorrer a cargos eletivos precisam se afastar das funções até seis meses antes do pleito, prazo que se encerra em 4 de abril. A regra não se aplica a parlamentares que já ocupam mandatos e pretendem disputar a reeleição ou outro cargo legislativo.
O Palácio do Planalto trabalha com a expectativa de ampliar a base de apoio no Congresso Nacional em um eventual quarto mandato do presidente Lula.
Quem é Miriam Belchior
Miriam Belchior integra o governo federal desde o início do atual mandato, em 2023. Atualmente, exerce a função de secretária-executiva da Casa Civil, considerada o segundo posto mais importante da pasta e responsável pelo acompanhamento direto dos despachos do ministro com o presidente.
Com longa trajetória na administração pública, Belchior foi ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão entre 2011 e 2014, durante o governo Dilma Rousseff. Posteriormente, presidiu a Caixa Econômica Federal entre 2015 e 2016, também na gestão da ex-presidente.
Ela já havia atuado na Casa Civil nos dois primeiros mandatos de Lula, entre 2003 e 2010, período em que foi responsável pelo monitoramento de projetos estratégicos do governo federal e pela articulação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Antes de ingressar no governo federal, Miriam Belchior ocupou cargos na Prefeitura de Santo André, em São Paulo, onde foi secretária de Administração e Modernização Administrativa entre 1997 e 2002 e, posteriormente, secretária de Inclusão Social e Habitação.
A futura ministra é mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV).