A Prefeitura de Salvador promoveu nesta quinta-feira (29) a pré-vistoria e licenciamento dos food trucks para o Carnaval 2026. A ação, realizada pela Vigilância Sanitária (Visa) e a Diretoria de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsep/Semop), ocorreu na base operacional da Semop, no Jardim Santo Inácio.
Entre as responsabilidades da Vigilância Sanitária, estão observar equipamentos, parte hidráulica, segurança e extintores de incêndio, além de solicitar o cardápio e o fluxo de atendimento na hora da festa. “Durante o Carnaval, também haverá vistoria de forma ordinária, observando o fluxo de alimentos, preparo, pré-preparo, tudo que tiver dentro das atribuições nutricionais e o que vai ser oferecido à população”, reforçou Andrea.
O diretor de Serviços Públicos, Alysson Carvalho, lembrou que esses food trucks já estão distribuídos pela cidade diariamente, com a documentação necessária. “Mas no Carnaval nós redobramos a atenção, fazendo com que cada food truck tenha a localização exata na sua atuação. Eles já saem daqui com licenciamento e as indicações para fazer a solicitação tanto de água quanto de energia elétrica nas concessionárias”, pontuou.
De acordo com o diretor, haverá ainda uma vistoria final antes da festa. “Aqueles que não finalizarem o processo aqui por alguma necessidade têm o prazo de 72 horas, para que a gente possa fazer a vistoria final, licenciando ou não para o Carnaval”, afirmou Carvalho.
Na central de atendimento montada, os trabalhadores foram orientados sobre o fluxo de produção de alimentos, desde a compra dos produtos, preparo, pré-preparo e transporte para comercialização, com base no Decreto 26849, que proíbe o preparo de alimentos em via pública. O fluxo de produção será obrigatório para atuação no Carnaval.
A vistoria técnica avalia critérios higiênico-sanitários, hidráulicos, sistemas de exaustão, iluminação, presença de extintores, reservatórios de água e adequação dos equipamentos às normas de segurança alimentar.