A atriz Tássia Camargo completa 65 anos nesta quinta-feira (29) vivendo longe do Brasil, país onde construiu uma carreira marcada por papéis de destaque nas novelas das décadas de 1980 e 1990. Desde 2017, a artista mora em Portugal, onde segue atuando profissionalmente em produções de televisão e teatro.
A mudança para o país europeu foi motivada por questões de segurança. Atualmente, Tássia vive em Pinhal Novo, vila localizada a cerca de 25 minutos de carro de Lisboa. Segundo a atriz, a tranquilidade do cotidiano português foi determinante para sua adaptação.
Em entrevista ao jornal Extra, ela contou que passou a incorporar aspectos do modo de falar local após anos de convivência com portugueses. “Eu não tenho sotaque, mas a escrita e a fala eu peguei. Estou oito anos a ouvir e conviver só com portugueses. Tenho três ou quatro amigos brasileiros que já moram cá há 30 anos. Então, os ouvidos se acostumam”, afirmou.
Tássia revelou ainda que tem se dedicado a aprender o hino nacional de Portugal. “Eu acho que é uma obrigação minha, se eu moro em Portugal, saber escrever como os que vivem cá e saber o hino do país. Estou há dois anos nesse processo de decorar a letra. Ainda não consegui, porque vivo ocupada. Mas os portugueses são muito generosos, me receberam muito bem”, disse.
Apesar da adaptação, a atriz admite sentir saudades do Brasil. “Nunca mais voltei ao Brasil, nem a passeio. Obviamente, morro de saudades do Rio de Janeiro, dos meus amigos, do cheiro daí. Mas hoje sinto que a minha casa é aqui”, contou.
Ela também destacou a sensação de segurança como um dos principais diferenciais da vida em Portugal. “Em Portugal, tenho uma tranquilidade… Saio de carro com a bolsa do lado e sei que não vou ser assaltada. Não existe insulfilm nos vidros. Um dia, quando eu visitar o Brasil, vou bem escondidinha”, declarou.
Trajetória artística
Nascida em Guarulhos, em São Paulo, Tássia Camargo estreou na televisão em 1981, na série Os Adolescentes, exibida pela Band. No ano seguinte, passou a integrar o elenco da TV Globo, onde construiu grande parte de sua carreira.
Entre seus trabalhos mais conhecidos estão as personagens Nina, em Pão Pão Beijo Beijo (1983), Marlene, em O Salvador da Pátria (1989), Elisa, em Tieta (1989), e Lúcia, vivida em três temporadas de Malhação, entre 2004 e 2006.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2024/M/C/4dFkHGTA2GLaACMWTAnQ/41686675-2008.1989-arquivo-o-globo-projeto-memoria-televisao-novelas-tieta-paulo-betti-t.jpg)
No humor, ganhou destaque ao interpretar Marina da Glória no Chico Anysio Show e na Escolinha do Professor Raimundo, em participações que marcaram o início dos anos 1980 e a década de 1990.