Em ritmo de Carnaval, o Ilê Aiyê realiza seu último Ensaio Geral neste sábado (31), na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho, em Salvador. A partir das 20h, a anfitriã Band’Aiyê recebe como convidados o Cortejo Afro e o grupo Irmãos no Couro, para apresentar ao público uma prévia do espetáculo que o bloco levará para a maior festa de rua do planeta.
Em um encontro que promete ser memorável, a força da percussão da Band’Aiyê se soma à sofisticação das composições do Cortejo Afro, cuja sonoridade transita entre ritmos de matriz africana, música eletrônica, MPB, pop e influências latinas, promovendo um diálogo constante entre tradição e contemporaneidade, assim como o Ilê Aiyê.
Já a participação do projeto Irmãos no Couro – Escola de Toques Afros amplia a potência ancestral do ensaio ao trazer para o palco os toques, as cantigas e os ensinamentos herdados dos mestres e mais velhos das religiões de matriz africana. Pioneiro no samba de terreiro em Salvador, o grupo carrega vivências construídas em diferentes terreiros e nações, como Ketu e Angola, reforçando a religiosidade, a ancestralidade e a identidade cultural negra.
A noite marcará também a primeira apresentação da nova Deusa do Ébano, Carol Xavier, moradora de Sussuarana, que se prepara para puxar o bloco afro mais antigo do Brasil pela avenida. O figurino da Rainha será confeccionado com o mesmo tecido que vai vestir os associados do Ilê Aiyê durante a folia, antecipando a identidade visual do bloco em 2026.
Inspirado pelo tema do Carnaval deste ano, “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, o ensaio adianta a narrativa que o Ilê Aiyê vai trazer para as ruas sobre a valorização da ancestralidade, da memória e da conexão entre Bahia e Rio de Janeiro. Ao celebrar a herança afro-indígena de Maricá, o bloco reafirma o Carnaval como espaço de educação, resistência e afirmação identitária, onde música, estética e território se entrelaçam como linguagem política e cultural.