Para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta quinta-feira (29), a Estação de Metrô da Lapa, em Salvador, será palco de uma importante ação de cidadania.
A partir das 9h, o local oferecerá um mutirão gratuito de serviços, com foco no acolhimento e na retificação de nome e gênero para a população travesti e transexual.
Fruto de uma parceria entre o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CPDD LGBT) e a CCR Metrô Bahia, a iniciativa visa facilitar o acesso a direitos básicos de forma desburocratizada.
Além da alteração documental, as equipes estarão preparadas para oferecer escuta qualificada e orientações gerais.
A organização reforça que todas as pessoas trans são bem-vindas, mesmo aquelas que não possuam todos os documentos em mãos no momento, pois poderão receber encaminhamentos e suporte para regularizar a situação posteriormente.
Para quem deseja realizar a retificação de nome e gênero durante o evento, é necessário apresentar a via original dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento atualizada (emitida há no máximo 90 dias – a segunda via pode ser solicitada gratuitamente em cartório);
- Certidão de casamento (caso a pessoa seja casada);
- RG (com no máximo 10 anos de expedição);
- CPF;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência;
- Certificado de Reservista (se houver).