O município de Madre de Deus vai receber, pela primeira vez, o projeto ParaPraia, que oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A iniciativa acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro, das 8h às 12h.
Após o Carnaval, vai desembarcar em Salvador. Entre os dias 21 de fevereiro e 8 de março, sempre aos sábados e domingos, a praia de Ondina vai receber o banho de mar assistido. Ainda na capital, o projeto ganha um fim de semana na Praia da Preguiça, ao lado do restaurante Amado, na Contorno.
Criado há 10 anos, o ParaPraia oferece aos banhistas um espaço adaptado e com total infraestrutura, com cadeiras flutuantes e acessórios para banhos, espaços para atividades recreativas, chuveirão, banheiros especiais, tendas e pistas de acesso ao mar.
Nesta edição, o projeto volta a contar com a parceria da Unifacs. O banho de mar será conduzido por voluntários, que foram selecionados, treinados e serão coordenados por professores da universidade. Participarão da atividade alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem e psicologia, além de pessoas da sociedade civil. Divididos em grupos, 60 voluntários irão trabalhar por dia.
Verão inclusivo
Considerado um importante projeto de inclusão para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o ParaPraia já atendeu milhares de banhistas, que se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez. A expectativa é que, neste ano, o projeto receba em média 90 pessoas por dia.