O filme brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, recebeu indicações ao BAFTA — a premiação da Academia Britânica de Cinema — nas categorias Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original. Esta é a primeira vez que o Brasil concorre na categoria de roteiro original e a quinta vez na categoria de filme internacional. A cerimônia será realizada em Londres, no dia 22 de fevereiro.
“Escrevi este roteiro muito pessoal em português, e vê-lo indicado no Reino Unido é algo lindo”, declarou Kleber Mendonça Filho. A produtora Emilie Lesclaux ressaltou o orgulho de levar o cinema brasileiro ao reconhecimento internacional e destacou o roteiro como um dos mais fortes do diretor.
Recentemente, o longa também conquistou três prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA): Melhor Filme de Ficção, Melhor Ator (Wagner Moura) e Prêmio Especial do Júri para Tânia Maria, totalizando 55 prêmios internacionais.
“O Agente Secreto” representa ainda o Brasil em quatro categorias no Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Elenco — categoria inédita — e Melhor Filme Internacional. No Brasil, está em exibição em 440 cinemas com público de 1,74 milhão. Internacionalmente, estreia na Itália e Espanha em 29 de janeiro e chega ao Reino Unido e Irlanda em 20 de fevereiro.
O longa é uma coprodução internacional, com CinemaScópio (Brasil), MK2 Films (França), One Two Films (Alemanha) e Lemming (Holanda). No Brasil, a distribuição é da Vitrine Filmes, com patrocínio da Petrobras.
Sinopse: Brasil, 1977. Marcelo, especialista em tecnologia na casa dos quarenta, retorna ao Recife buscando paz, mas descobre que a cidade está longe de ser um refúgio.