O Cemitério Parque Jardim da Saudade, um dos mais tradicionais de Salvador, inaugura no próximo dia 6 de fevereiro, às 8h30, um novo Espaço de Reflexão, ampliando sua estrutura com um ambiente pensado para acolher diferentes expressões de fé e espiritualidade. Concebido para oferecer conforto, serenidade e acolhimento em momentos de oração, despedida e recolhimento, o espaço será apresentado ao público com uma celebração ecumênica que reforça o caráter plural e inclusivo da proposta.
A cerimônia de inauguração contará com bênçãos conduzidas por representantes de diferentes tradições religiosas. Participam o palestrante, médium e coordenador do Núcleo Espírita Irmão Mustafá, Ivan Cézar Pimentel do Nascimento, conhecido como Ivan Cézar no movimento espírita; o pastor Joel Zeferino, representando a religião evangélica; Pai Raimundo de Xangô, sacerdote do Centro Umbandista Paz e Justiça; Babalorixa Iyá Marcia d’Ogun, do Terreiro Ilê Axé Ewá Olodumare; além dos padres católicos Edson Menezes e Mossi Kuami Anoumou.
O novo Espaço de Reflexão possui cerca de 66 m² de salão principal e uma sala privativa de 9,5 m² com banheiro, com capacidade para acomodar até 50 pessoas sentadas confortavelmente. O ambiente poderá ser utilizado tanto para velórios de maior porte quanto para celebrações religiosas, além de funcionar como um local de paz e introspecção.
Com proposta arquitetônica diferenciada, o espaço é totalmente climatizado, conta com mobiliário confortável e entrada de luz natural de forma acolhedora. A amplitude e a capacidade de acomodação são apontadas como diferenciais que garantem mais conforto aos familiares e visitantes.
Para Andrea Guedes, vice-presidente do Abrigo do Salvador, instituição que administra o Jardim da Saudade, a inauguração reforça a importância de ambientes mais humanizados. “Será um espaço acolhedor, com uma proposta diferenciada dos ambientes existentes nos cemitérios da capital”, afirma.
Inaugurado em 1987, o Cemitério Parque Jardim da Saudade é referência nacional por sua estrutura moderna e pelo ambiente de acolhimento. O complexo conta com jazigos, crematório próprio, 10 capelas para velórios, salão de cerimônia de cremação e amplo estacionamento.
Desde a fundação, há quase 40 anos, o Jardim da Saudade mantém um compromisso permanente com a solidariedade. Toda a renda arrecadada é revertida integralmente para o Abrigo do Salvador, Instituição de Longa Permanência para Idosos que acolhe 120 residentes, garantindo a manutenção das atividades e a melhoria contínua da qualidade de vida dos idosos atendidos.