A cantora e compositora Luedji Luna foi nomeada Artista do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte, um dos mais prestigiados reconhecimentos da crítica cultural brasileira. O título vem em um ano especial para a carreira da baiana, marcado pelo lançamento dos aclamados álbuns “Um Mar Pra Cada Um” e “Antes Que A Terra Acabe”.
“Estou muito feliz e honrada por esse título. Fiz esses álbuns única e exclusivamente para a música. A música como meu guia principal. Esse prêmio me traz muitas respostas e é o reflexo de um trabalho de muito estudo, dedicação e um esforço enorme para estar presente para ele e todas as demais demandas de uma artista, mãe e mulher”, celebra a artista.
Vale lembrar que, em 2025, Luedji já havia sido reconhecida com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Afro-Portuguesa Brasileira por Um Mar Pra Cada Um, reforçando sua presença como uma das vozes mais originais e inovadoras da música contemporânea; além de conquistar também o Prêmio Multishow e Prêmio Tenho Mais Discos Que Amigos na categoria MPB do Ano.
O prêmio da APCA reúne críticos de diversas áreas culturais para eleger os destaques do ano — um processo que reforça a importância da avaliação crítica na formação de diálogos entre artistas, público e mercado.
A cerimônia de entrega dos troféus está programada para o próximo mês de maio, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.