Iemanjá pede passagem: confira roteiro para curtir o 2 de fevereiro em Salvador

Iemanjá pede passagem: confira roteiro para curtir o 2 de fevereiro em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 26/01/2026 às 08:31 / Leia em 9 minutos

O Dia de Iemanjá, celebrado em 2 de fevereiro em Salvador, é uma das manifestações culturais e religiosas mais intensas da Bahia, um encontro natural entre fé, tradição e festa popular, que leva milhares de pessoas à orla do Rio Vermelho para homenagear a Rainha do Mar com oferendas, música, rituais e celebrações que começam ainda na véspera e se estendem ao longo da segunda-feira.

A programação vai ao encontro tanto de quem busca experiências profundamente culturais quanto de quem quer curtir com música, gastronomia e festas à beira-mar, criando um roteiro variado para todos os estilos. Já nas primeiras horas do dia, na alvorada, fiéis depositam flores e presentes nos balaios que serão levados ao mar, numa celebração que combina o melhor da capital baiana: o sagrado e o profano.

Ainda na véspera, no dia 1º de fevereiro, um domingo, o Hotel Fasano Salvador reúne convidados para a “Noite de Iemanjá” em seu rooftop com vista para a Baía de Todos os Santos. Em um clima mais sofisticado em tons de azul e branco sugeridos para o dresscode, o hotel antecipa a festa com Filhos de Jorge e DJ Matheus Cê.

Rooftop do Fasano ganha decoração especial na véspera do 2 de fevereiro | Foto: Divulgação

Em uma vibe mais comunitária e acolhedora, a Alvorada de Iemanjá”, no Colaboraê, celebra a virada da noite de 1º para 2 de fevereiro, a partir das 22h, com a música ao vivo de Sambaiana, abrindo caminho para o dia de festa. Os ingressos estão à venda no Sympla e inclui o café da manhã.

Quem também começa cedo é a turma dos capoeiristas, que celebra a ancestralidade da festa na Romaria dos Capoeiras, com desfile, música, dança e, claro, rodas de Capoeira pelas ruas do Rio Vermelho, sob o comando do artista e ativista social Tonho Matéria. O projeto aberto ao público tem concentração às 4h30, no Largo da Mariquita, e segue até a Rua Fonte do Boi, onde uma grande roda de samba encerra as atividades. Além da Associação Cultural de Capoeira Mangangá e do Bloco da Capoeira, a romaria acontece em parceria com a Escola CTE Capoeiragem, que tem mestre Balão como fundador e presidente.

Brown comanda mais uma Enxaguada de Yemanjá | Foto: Hugo Lourenço/Divulgação

Um dos eventos mais conhecidos é a Enxaguada de Yemanjá”, que em 2026 volta à Vila Caramuru, a partir das 15h, com show de Carlinhos Brown e participações especiais de nomes como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Léo Santana, Xanddy, Marienne de Castro, Escandurras e Nelson Rufino. Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital e no Balcão de Ingressos Bahia, no Shopping Barra.

Pertinho, na Casa Rosa, a quinta edição da “Festa de Iemanjá” traz show de Mariene de Castro. Das 13h às 20h, o espaço cultural realiza uma programação protagonizada por mulheres, em homenagem à Rainha do Mar, com música, ritual e gastronomia à beira-mar. Além de Mariene, o evento reúne Mariana Freire (entrega do balaio e mestre de cerimônias), DJ Missy Blecape, Samba Gringa e Samba de Lua. A apenas 300 metros da casa de Iemanjá, a Casa Rosa oferece vista para o cortejo marítimo, entrega coletiva de oferendas biodegradáveis e feijoada (vendida separadamente). Os ingressos estão à venda no Sympla.

Para a turma festeira, tem agito também no Bombar, no Largo de Dinha, na festa “Som das Águas”, das 10h às 22h. Taian Riachão, Diggo e o grupo Fragmentos do Samba comandam a festa, que tem ainda o som dos DJs Assis, Gabi da Oxe, Ober e Venuz. Os ingressos estão à venda no Musa Ticket.

No Blue Praia, rituais, como a entrega das oferendas, são sagrados | Foto: Divulgação

Quem curte o clima pé na areia e de praia pode optar pelo Blue Praia, na Praia do Buracão, onde a celebração começa, ainda pela manhã, com rituais simbólicos, banho de mar, buffet de feijoada, banho de folhas e DJs, um jeito mais descontraído de integrar tradição e diversão num cenário à beira-mar. Os ingressos para o Iemanjá do Blue”, das 10h às 19h, estão à venda no Ticketmaker.

Na mesma rua, com a mesma bela vista da Praia do Buracão, o Principote promove a festa “Dos Mares”, que combina serviço all inclusive premium com open food com inspiração mediterrânea e open bar, música ao vivo com atrações como Jau e DJ Matheus Cê e acesso direto à praia, ideal para quem quer celebrar Iemanjá com conforto e gastronomia de alto nível, com cinco ambientes diferentes.

No Principote, Jau é presença certa | Foto: Divulgação

Falando em boa comida, a cena gastronômica local também respira a festa: no restaurante Casa de Tereza, a chef Tereza Paim tradicionalmente arma a “Barraca da Têtê” com quitutes típicos e sabores regionais que conectam gastronomia ao espírito da data. A barraca será armada nas áreas externas tanto do restaurante Casa de Tereza, das 5h30 às 11h30, quanto do bar Da Tetê, das 6h às 11h. No “tabuleiro” da chef não vão faltar mingaus, caldinhos, bolos, “buraco quente”, bolinho de feijoada, sarapatel e comidinhas regionais. Já das 12h às 17h30, no restaurante, para quem deseja almoçar, o cardápio da chef será servido normalmente, com direito a todo o repertório de moquecas e ensopados, feijoada, maniçoba e muito mais.

Já no bar Da Tetê, a chef realiza a 3ª edição da “Varanda de Yemanjá”, com mais comida e boa música, ao som do músico Arlesson Cruz e da ex-The Voice Brasil Aline Souza. Em formato all inclusive, serão oferecidos ilhas gastronômicas, snacks, petiscos e empratados assinados pela chef, que abre os freezers com cervejas, chopp gelado, drinks especiais de frutas com vodka, gin e cachaças. Vendas no site www.lojaterezapaim.com.br.

Chef Tereza Paim monta, todo ano, a Barraca da Tetê | Foto: Divulgação

Não muito longe do Rio Vermelho, no Horto Florestal, o restaurante Orí e o boteco Megiro, do Grupo Origem, se juntam para oferecer um encontro especial entre os chefs anfitriões, Fabricio Lemos e Lisiane Arouca, e Bárbara Verzola e Pablo Pavón, do Soeta (ES), e Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis (MG), num almoço em homenagem à Rainha do Mar. O menu traz a feijoada de frutos do mar de Fabricio Lemos, além de snacks e entradas assinados pelos convidados. A ilha de sobremesas leva assinatura de Lisiane Arouca. As reservas, limitadas, incluem open bar de cervejas Corona e Stella Artois, além de bebidas não alcoólicas como água e refrigerantes. Vinhos e drinks serão vendidos à parte. Mais informações: (71) 98890-8357.

De volta ao Rio Vermelho, o UNE Cozinha, inaugurado recentemente, também integra a data com programação especial, que começa pelo café da manhã especial. No domingo (1º), ele será servido por ordem de chegada, das 8h às 11h30. No cardápio, tostadas, waffles, cafés especiais e drinks com matcha. O almoço segue no horário habitual, das 12h às 16h. A novidade fica por conta do horário extra para o coquetel, das 16h às 22h, com possibilidade de reserva antecipada. Já na segunda-feira (2), Dia de Iemanjá em si, o café da manhã começa mais cedo, das 7h às 11h, também por ordem de chegada. O almoço acontece das 12h às 16h, mas o restaurante não funcionará no coquetel neste dia.

Hotel Canto realiza sua própria festa para a Rainha do Mar | Foto: @jooowfilms

No Hotel Canto, das 12h às 18h, o público é recebido também com proposta all inclusive, com open bar e open food. O menu traz clássicos do mar, como casquinha de siri, bolinho de moqueca, camarão na tapioca e pastéis, além de buffet com ostras, paella, mariscada, peixes ensopados, massas, camarões e tortas salgadas. As sobremesas são assinadas pela Pati Dedo de Moça. A programação musical conta com Uel, às 13h30, e Alexandre Leão, às 16h. Os ingressos estão à venda pelo telefone (71) 99687-0826.

E quem acha que quem é de fora não se rende aos encantos da festa está enganado. Comandado dois suíços e um francês, o restaurante Cöa traz cardápio especial para a data, incluindo drinks assinados. Das 12h às 19h, o público ainda poderá curtir o som de Anderson Monteiro e banda e DJ Pivoman. Confira os detalhes: @coa_salvador.

Também com DNA internacional, mas já conectado às raízes baianas, o Isola Cucina Italiana, sob o comando do sardo Marco Caria, aposta em buffet completo de feijoada, com entradinhas e sobremesa, bem em frente à Casa de Iemanjá, com vista privilegiada para o ponto principal da festa. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (71) 99343-2998.

Pasta em Casa servirá café da manhã mais cedo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Falando em italiano e DNA baiano, o Pasta em Casa reúne peças da estilista Adriana Meira que celebram a orixá para decorar as paredes do restaurante, na mini-exposição batizada de “A Grande Mãe – Ocupação Iemanjás”, com curadoria da escritora Bianca Ramoneda. No dia 2 de fevereiro, a casa segue a tradição e o adapta a programação de café da manhã PARA começar mais cedo. A partir das 4h, o tradicional Café da Alvorada começa a ser servido no esquema express, em materiais descartáveis para levar enquanto segue pelo bairro. No almoço e no jantar, o funcionamento será normal.

O agitador Nino Nogueira, juntamente com o chef Jota Moraes, comanda o “Camarote Odoyá Sobre o Mar”, com festa intimista em ambiente climatizado, com feijoada e shows de Simone Sampaio e DJ Marcos Blanco, de frente pra Praia da Paciência, no Espaço Galeria NN, das 10h30 às 17h. Reservas: (71) 98810-8810.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia