Salvador volta a se tornar centro mundial da Capoeira a partir do dia 29 de janeiro, com a realização da 11ª edição do Festival Internacional de Capoeiragem. O evento, que acontece até 2 de fevereiro, ocupará o Pátio Ordem Terceira, no Pelourinho, e reunirá mestres, praticantes, pesquisadores e admiradores da manifestação cultural que é patrimônio imaterial da humanidade.
Realizado a cada dois anos na Bahia, o festival é promovido pela Escola Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem, por meio do Instituto CTE Capoeiragem, e se consolida como um dos principais encontros dedicados à difusão e valorização da Capoeira no mundo. Nesta edição, já estão inscritos capoeiristas de mais de 20 países, incluindo representantes da Suíça, Alemanha, França, Estados Unidos, Canadá e Japão.
A programação se estende por cinco dias e contempla oficinas, torneio, atividades formativas, encontro literário, passeio cultural pelo Recôncavo Baiano e um encerramento simbólico durante a Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho. Segundo o idealizador do evento, mestre Balão, a proposta é integrar diferentes públicos e fortalecer o diálogo entre tradição, educação e comunidade. “É um encontro que reúne crianças, adultos, iniciantes e mestres renomados, promovendo troca de saberes e experiências em um ambiente de muita emoção”, afirma.
A abertura oficial acontece no dia 29, a partir das 19h, no Pátio Ordem Terceira, com convite para que os participantes vistam roupas brancas. A noite começa com uma grande roda de Capoeira reunindo mestres e convidados, seguida por homenagens a referências históricas da Capoeira, como os mestres Virgílio e Itapoan e a mestra Rita da Barquinha. Ainda na abertura, haverá uma atração cultural e o lançamento do livro “Capoeiragem Mirim e a Educação Holística – Um estudo de caso sobre educação na Capoeira”, primeira obra assinada por mestre Balão.
No dia 30, a partir das 9h, o espaço será dedicado às oficinas e ao torneio. Estão previstas atividades de Capoeira e Capoeira Contemporânea voltadas para crianças e adultos. Já o Torneio Ubuntu de Capoeira será direcionado ao público infantojuvenil e terá como eixo o conceito africano que valoriza a coletividade e a interdependência entre as pessoas. A programação do dia inclui ainda batizado, troca de graduação e formatura.
O terceiro dia do festival, em 31 de janeiro, será marcado por um passeio cultural pelo Recôncavo Baiano. O grupo seguirá para Santo Amaro, onde os participantes visitarão espaços históricos e participarão de atividades como a palestra “O Maculelê do Mestre Popó”, com a professora Maria Mutti, uma oficina de Maculelê com mestre Macaco e uma oficina de Capoeira com mestre Folha. O encerramento da visita contará com uma vivência de Samba de Roda conduzida pela mestra Rita da Barquinha, na Ação Griô.
De volta ao Pelourinho, o dia 1º de fevereiro será reservado ao Encontro Literário e à Feira Literária, a partir das 10h. Seis rodas de conversa reunirão pesquisadores e mestres ligados a universidades estaduais e federais da Bahia para debater temas como economia da Capoeira, protagonismo feminino e educação. Uma das mesas terá como foco a Capoeira como ferramenta de desenvolvimento educacional e marcará oficialmente o lançamento do livro de mestre Balão, resultado de uma pesquisa com cerca de 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade atendidos pelo projeto social Capoeiragem Mirim, em Camaçari, em 2022.
O encerramento do festival ocorre no dia 2 de fevereiro, com a 5ª edição da Romaria dos Capoeiras, integrada à programação da Festa de Iemanjá. A atividade é aberta ao público e terá concentração às 4h30, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. Com música, Capoeira e samba, sob o comando do músico Tonho Matéria, o cortejo seguirá até a Rua Fonte do Boi, onde será formada uma grande roda de samba. O desfile conta com a participação da Escola CTE Capoeiragem, do Instituto CTE Capoeiragem, da Associação Cultural de Capoeira Mangangá e do Bloco da Capoeira.
Parte da programação do festival é gratuita e aberta ao público, incluindo a abertura oficial, a feira literária, o batizado, a troca de graduação, a formatura, o Torneio Ubuntu e a Romaria dos Capoeiras. Para participar das oficinas, palestras e rodas de conversa, é necessário realizar inscrição prévia pelo site festivalcapoeiragem.com.br. Informações adicionais podem ser obtidas pelo perfil @festivalcapoeiragem ou pelos telefones (71) 98243-5434 e (71) 99179-0025.
Serviço
11º Festival Internacional de Capoeiragem
Data: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
Local: Pátio Ordem Terceira (POT), Rua da Ordem Terceira, Pelourinho, Salvador
Inscrições e programação completa: festivalcapoeiragem.com.br