O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, neste sábado (24), a construção de um novo hospital estadual em Maracás, no sul da Bahia. A ocasião também contou com a entrega de uma ambulância, kits odontológicos e equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), reforçando a assistência na região.
O hospital terá 51 leitos e oferecerá atendimento em clínica médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica, além de urgência e emergência 24 horas com acolhimento e classificação de risco. A unidade contará com centro cirúrgico com três salas, Centro de Parto Normal (CPN) com leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), serviços de diagnóstico por imagem e apoio terapêutico, funcionando de forma integrada à Central Estadual de Regulação.
“Estamos levando saúde para mais perto das pessoas, com estruturas modernas, bem equipadas e capazes de salvar vidas. Esse hospital vai fortalecer o atendimento no Sul da Bahia e reduzir deslocamentos, assegurando dignidade e cuidado à população”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
O subsecretário da Saúde, Paulo Barbosa, destacou que a unidade terá capacidade de resolução assistencial e fluxo organizado com classificação de risco, melhorando o tempo de resposta da regulação estadual.
Desde 2023, o Governo da Bahia entregou 12 novos hospitais, permitindo que, em 2025, a Central Estadual de Regulação solucionasse 329.679 casos, com 71,93% regulados em até 24 horas e 86,22% em até 72 horas. Além do hospital em Maracás, obras estão em andamento em Serrinha, Valença, Paulo Afonso, Jacobina, Alagoinhas, Salvador, Vitória da Conquista, Guanambi, Barreiras e Ribeira do Pombal.