Carnaval de Salvador terá videomonitoramento em tempo real para evitar apagões

Carnaval de Salvador terá videomonitoramento em tempo real para evitar apagões

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Alfredo Filho / Secom

Publicado em 23/01/2026 às 13:36 / Leia em 3 minutos

Pela primeira vez, a Prefeitura de Salvador utilizará videomonitoramento em tempo real para prevenir apagões de energia durante o Carnaval. Ao todo, 30 controladoras com tecnologia NB-IoT serão instaladas nos principais circuitos da festa e nas vias de acesso, ampliando o controle e a confiabilidade do sistema elétrico.

Com a nova tecnologia, será possível identificar de forma imediata falhas, oscilações na rede, interrupções no fornecimento de energia e outras anomalias, tanto na iluminação pública convencional quanto no reforço específico montado para o período do Carnaval.

O sistema de telegestão, que já foi testado durante o Festival Virada Salvador, será utilizado pela primeira vez no Carnaval. A ferramenta permite a atuação rápida das equipes técnicas e agiliza a articulação com as concessionárias, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a eficiência operacional.

“Este ano, Salvador terá o Carnaval mais iluminado e tecnologicamente avançado do país. Estamos implantando sistemas inéditos de telegestão e videomonitoramento, que permitem acompanhar, em tempo real, o desempenho da iluminação nos circuitos e nas vias de acesso, identificar qualquer anomalia e acionar imediatamente nossas equipes”, destaca o diretor de Iluminação Pública da Prefeitura, Ângelo Magalhães.

A gestão municipal também ampliou os investimentos em tecnologia, gestão integrada e inteligência operacional para garantir mais eficiência, segurança e conforto aos foliões. Cerca de 6 mil novos projetores serão instalados, com equipamentos mais eficientes, que oferecem maior luminosidade com menor consumo de energia, além de melhor controle do facho de luz, reduzindo áreas de sombra e assegurando uniformidade e visibilidade ao longo de todo o percurso da festa.

Segundo Magalhães, o cuidado se estende a áreas sensíveis, como sanitários públicos e pontos de grande circulação, com atenção especial à proteção de mulheres e públicos mais vulneráveis. “Trata-se de um trabalho integrado, moderno e inteligente, que reforça o papel da iluminação pública para que Salvador entregue o maior Carnaval do Brasil, com mais segurança, inclusão e qualidade para moradores e visitantes”, afirm.

Durante os dias de folia, as equipes atuarão de forma integrada com as demais estruturas da Prefeitura, equipes de campo e centros de controle, assegurando um sistema permanentemente monitorado e com rápida capacidade de resposta às demandas.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia