Luciano Ribeiro, primeiro suplente do União Brasil (UB), tomou posse como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na manhã desta quinta-feira (22). A cerimônia foi conduzida pela presidente da Casa, deputada Ivana Bastos, e marcou o retorno de Ribeiro ao Parlamento baiano após o falecimento do deputado Alan Sanches (UB), ocorrido no último sábado (17).
O ato foi realizado na sala da Presidência da ALBA e contou com a presença de familiares, amigos e parlamentares, entre eles Kátia Oliveira (UB), Júnior Nascimento (UB) e Tiago Correia (PSDB).
Ao dar posse ao novo deputado, Ivana Bastos destacou o caráter duplo do momento, marcado pela continuidade dos trabalhos legislativos e pela perda de um colega. “Esse é um momento de dor, mas também é um momento em que o Parlamento precisa continuar. O deputado Luciano Ribeiro já foi deputado nessa Casa, tem uma grande experiência, tem um perfil semelhante ao perfil do nosso querido e saudoso Alan Sanches. Estamos com o coração apertado e desejamos boas-vindas, nos colocando inteiramente à disposição do deputado Luciano Ribeiro”, afirmou.
Após assinar o termo de posse e prestar juramento, conforme prevê o regimento interno, Luciano Ribeiro fez um breve pronunciamento. Ele ressaltou o compromisso de honrar o legado de Alan Sanches. “Era um amigo querido, fomos colegas de Parlamento aqui nesta Casa. Era um homem de coragem, de posição, sempre na defesa dos mais humildes e necessitados. Acredito que não terei dificuldades nesta missão, porque temos o perfil parecido, militamos na oposição e nunca fechamos portas, respeitando a todos”, declarou.
O parlamentar também afirmou que pretende representar os eleitores que lhe garantiram 63.640 votos nas eleições de 2022, quando ficou na suplência do partido. “Vou defender os baianos com coerência e com os princípios nos quais acredito”, disse.
O termo de posse foi assinado pela presidente Ivana Bastos, pelo deputado Luciano Ribeiro e pelo secretário-geral da Mesa, Carlos Lima Cavalcante Neto.
Trajetória
José Luciano Santos Ribeiro nasceu em 22 de dezembro de 1960, no município de Caculé, no sudoeste da Bahia. Advogado, é formado pela Faculdade de Direito Teófilo Otoni e possui pós-graduação em direito público municipal e processo civil pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Antes de chegar à ALBA, Luciano Ribeiro foi prefeito de Caculé por dois mandatos. Ele foi eleito deputado estadual em 2014 e, durante sua atuação no Legislativo baiano, exerceu a liderança da oposição e ocupou a vice-presidência das comissões de Assuntos Territoriais e Emancipação, Constituição e Justiça, e Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle.
Também integrou comissões como as de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e Porto Sul; da Promoção da Igualdade; além de comissões especiais e permanentes voltadas à análise de projetos de lei e a temas territoriais.