Diretor de ‘O Agente Secreto’ fala pela primeira vez após indicações ao Oscar: “Fiquei bem nervoso”

Diretor de ‘O Agente Secreto’ fala pela primeira vez após indicações ao Oscar: “Fiquei bem nervoso”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 22/01/2026 às 13:53 / Leia em 2 minutos

Diretor do filme “O Agente Secreto”, Kleber Mendonça Filho vive um dia histórico nesta quinta-feira (22). Estrelado pelo ator baiano Wagner Moura, o longa conquistou quatro indicações ao Oscar – Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Direção de Elenco. Em seu primeiro pronunciamento compartilhado através das redes sociais, o cineasta agradeceu pela repercussão que o longa tem conquistado desde a sua estreia e ressaltou a importância de ter uma obra brasileira entre as melhores do mundo.

“Quero agradecer por toda essa energia incrível que a gente está sentindo do público brasileiro. Acompanhei o anúncio ao lado de amigos que ajudaram ou fizeram parte do filme. Foi muito bom. Fiquei bem nervoso (…) Ontem, passamos de um milhão e meio de espectadores, o que é absolutamente incrível (…) Quero também agradecer e mandar um abraço ao Wagner Moura, que estava no avião quando soube da notícia (…) Queria também dizer que é muito bom esse filme vir um ano depois do Ainda Estou Aqui, do Walter Salles (…) Quero lembrar também que O Agente Secreto é uma combinação de muitas coisas. É um filme que veio de uma cidade nordestina, o Recife, que tem um talento nato para a cultura. É um filme que é fruto de muitos outros filmes que vieram antes dele. Além disso, é fruto de políticas públicas, que são uma maneira inteligente de investir na identidade do país (…) É muito importante que o povo brasileiro possa se ver representado através da arte e estou muito feliz com esse dia de hoje”, declarou Kleber.

Ambientado em um contexto político sensível, “O Agente Secreto” se destaca pela construção narrativa, pela atmosfera tensa e pela abordagem autoral característica do diretor. A indicação reafirma o prestígio do filme, que já vinha se destacando em festivais e premiações ao redor do mundo, desde Cannes, em maio, de onde saiu com 4 prêmios.

A cerimônia do Oscar acontece no dia 15 de março, em Los Angeles.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia