A Economia do Mar em Salvador consolidou-se, em 2025, como um dos principais vetores de desenvolvimento da capital baiana. Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) apontam crescimento de 6% no número de empregos formais no setor em comparação com 2024, resultado atribuído às políticas públicas de fomento e ao fortalecimento da Baía de Todos-os-Santos como polo estratégico para investimentos náuticos.
O avanço foi puxado principalmente por três segmentos: manutenção e reparação de embarcações, obras portuárias, marítimas e fluviais e atividades auxiliares dos transportes aquaviários.
“A expansão dessas áreas demonstra que Salvador não apenas atrai turistas, mas também vem construindo uma infraestrutura sólida para atender à demanda técnica e logística do setor náutico, tanto no mercado nacional quanto internacional”, destaca a diretora da Semdec, Luciana Buck.
Tour das Ilhas impulsiona cadeia econômica
Um dos exemplos práticos desse crescimento é o Tour das Ilhas 2026, que acontece entre os dias 23 e 25 de janeiro. O evento prevê mais de 400 quilômetros de navegação, com saída de Salvador em direção a Barra Grande, e movimenta uma ampla cadeia produtiva, que envolve desde combustíveis e manutenção de embarcações até hotelaria e gastronomia.
Com foco em sustentabilidade, o Tour das Ilhas já se consolidou no calendário de eventos náuticos da capital e deve reunir participantes de estados como Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe e Santa Catarina.
Além do Tour das Ilhas, Salvador recebe ao longo do ano eventos que fortalecem o turismo e o mercado náutico, como a Regata da Primavera, Boat Show, Barco Show e o Fórum Náutico Internacional.
“Salvador tem um potencial comparável a destinos náuticos internacionais como Nice e Mônaco. Nossa baía de águas calmas, aliada a belezas naturais reconhecidas mundialmente, como a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, cria um cenário favorável para a geração de empregos e ampliação da renda nos próximos anos”, reforça a gestora.