O Bloco Mulheres no Comando celebra 10 anos de história no Carnaval de Salvador reafirmando seu propósito de ocupar as ruas com alegria, força feminina e um posicionamento firme no enfrentamento à violência contra a mulher.
No dia 11 de fevereiro, o bloco desfila pelo Circuito Sérgio Bezerra, com concentração a partir das 19h30, no Farol da Barra, seguindo até a altura do Cristo, reunindo centenas de mulheres em um verdadeiro pelotão de resistência, união e celebração.
Criado em 2016, o Mulheres no Comando nasceu como um bloquinho de fanfarra exclusivamente feminino, idealizado para levantar bandeiras como a igualdade de gênero, o combate à violência doméstica, ao assédio e ao feminicídio, utilizando o Carnaval como ferramenta de conscientização, visibilidade e transformação social.
Em seu desfile comemorativo de 10 anos, o bloco reforça a simbologia do pelotão feminino, marca registrada de sua origem, e promete um espetáculo de identidade, força e representatividade.
Sobre o Mulheres no Comando
Ao longo de uma década de trajetória, o Mulheres no Comando se consolidou como um movimento que une folia, consciência social e empoderamento feminino, transformando a avenida em um território de luta, alegria e liberdade. Para isso, construiu parcerias importantes, como com a Ronda Maria da Penha, além de realizar ações sociais, incluindo doações de fantasias para mulheres assistidas pelo Instituto Clara Martins e pelo Coletivo As Pretas Falam, fortalecendo iniciativas que atuam diretamente no enfrentamento ao feminicídio, à violência doméstica e às desigualdades de gênero.