Nem Barra, nem Ondina. A região de Itapuã e Stella Maris foi a mais procurada pelos turistas para hospedagem em Salvador no mês de dezembro, superando o tradicional polo Barra-Ondina. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA).
De acordo com a Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), a taxa média de ocupação hoteleira da capital foi de 66,9% em dezembro. O polo Itapuã–Stella Maris liderou com 76,6%, seguido por Barra–Ondina (73,5%), Pituba–Tancredo Neves (59,7%) e Centro Histórico (56,7%).
Segundo a diretora de Relações Institucionais da ABIH-BA, Renata Prosérpio, o bom desempenho está relacionado ao perfil dos hotéis da região, voltados principalmente ao turismo de lazer. “Dezembro é um período com menor demanda por eventos e negócios, favorecendo destinos com estrutura de sol e praia”, explica.
A região concentra resorts e hotéis com infraestrutura completa, como piscinas, áreas de lazer, spa, restaurantes e espaços infantis. Além disso, a proximidade com o Litoral Norte, que inclui destinos como Praia do Forte, Guarajuba e Imbassaí, também influencia a escolha dos visitantes.
Para o diretor do Creci-BA, José Alberto Vasconcellos, muitos turistas optam por se hospedar nessa área para facilitar o acesso às praias da região. Ele destaca ainda que o custo elevado dos hotéis em Barra e Ondina, aliado ao crescimento de plataformas como o Airbnb, tem impactado o comportamento dos viajantes.
Apesar do bom desempenho, a ABIH-BA ressalta que a liderança dos polos varia conforme a época do ano. Durante o Carnaval, por exemplo, Barra-Ondina volta a se destacar como principal escolha dos turistas.
Leia mais notícias no CORREIO.