Centro Cultural SESI Casa Branca recebe ações do Pé de Feijão Arte e Educação em Salvador

Centro Cultural SESI Casa Branca recebe ações do Pé de Feijão Arte e Educação em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 21/01/2026 às 16:26 / Leia em 3 minutos

O Pé de Feijão Arte e Educação ocupa o Centro Cultural SESI Casa Branca com uma programação gratuita que reúne espetáculos teatrais, encontros formativos e ações de mediação cultural. A iniciativa amplia as atividades do projeto “TEMPO: Disseminação Cultural e Inclusão Social no Teatro Vila Velha”, realizado em parceria com a Fundação Banco do Brasil, e integra o programa O Vila Ocupa a Cidade, que mantém o Teatro Vila Velha presente em diferentes territórios de Salvador.

A programação tem início com o espetáculo “Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo”, da Trupe Motim de Teatro, protagonizado pelo multiartista cearense Chico Henrique, referência em Teatro de Animação. A montagem apresenta a história de um extraterrestre que chega à Terra para julgar a humanidade, enquanto um palhaço bufão enfrenta os quatro cavaleiros do apocalipse (fome, guerra, poluição e morte), em uma tentativa de salvar o mundo. As apresentações acontecem nos dias 20, 21 e 22, às 9h e às 14h30, no Centro Cultural SESI Casa Branca. A entrada é gratuita, com agendamentos para escolas e grupos pelo e-mail agendamentos@criareprojetos.com.

Espetáculo “Laborioso Contato” | Foto: Janaíle Soares

Ainda nesta etapa, o Pé de Feijão promove um encontro de formação em mediação cultural com a antropóloga e arte-educadora Lucia Manisco. Atuante no terceiro setor, a profissional desenvolve práticas que articulam arte, educação e tecnologia, com pesquisas voltadas às relações entre corpo, território e imaginação. Em formato de bate-papo e oficina, o encontro propõe pensar a mediação como uma prática viva, sensível e relacional, estimulando a troca de experiências e a construção coletiva. A atividade acontece no dia 27, das 10h às 12h30, na Sala Letieres Leite, com acessibilidade em Libras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário disponível nas bios dos perfis @projetopedefeijao e @teatrovilavelha.

No dia seguinte, 28, o espaço recebe uma formação gratuita voltada para professoras e professores, orientada pela professora doutora Vanda Machado, colaboradora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e referência na educação étnico-racial. “Nosso encontro busca ideias pedagógicas que incidam na transdisciplinaridade, nos conhecimentos, na visibilidade da verdadeira identidade negra e na diversidade étnico-raciais da nação brasileira, reconhecendo assim a necessidade de valorização e respeito ao povo negro e à sua cultura. Dessa forma, podemos constituir perspectivas capazes de construir”, explica Vanda Machado. A atividade acontece das 13h às 16h30, também na Sala Letieres Leite, com acessibilidade em Libras e inscrições on-line pelos mesmos canais.

Professora Vanda Machado orienta formação gratuita voltada para professoras e professores

Criado em 2016 pela diretora, curadora e coreógrafa Cristina Castro, o Pé de Feijão Arte e Educação desenvolve um amplo trabalho de mediação cultural voltado à iniciação artística de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de comunidades e de instituições sociais. O projeto oferece acesso gratuito a atividades culturais e educativas, com ações contínuas que unem arte, educação, acessibilidade e diversidade.

A ocupação do Centro Cultural SESI Casa Branca integra o movimento O Vila Ocupa a Cidade, com apoio financeiro do IPAC, fortalecendo a rede de espaços culturais de Salvador. Mais informações sobre a programação podem ser acompanhadas pelo Instagram @teatrovilavelha e pelo site www.teatrovilavelha.com.br.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia