Anvisa veta “canetas do Paraguai” e proíbe venda de retatrutida no Brasil

Anvisa veta “canetas do Paraguai” e proíbe venda de retatrutida no Brasil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/ICTQ

Publicado em 21/01/2026 às 09:09 / Leia em 2 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e proibiu a fabricação, importação, comercialização, distribuição, propaganda e uso da tirzepatida das marcas Synedica e TG, conhecidas nas redes sociais como as “canetas do Paraguai”. A medida também proíbe a retatrutida, independentemente da marca. Os produtos vinham sendo anunciados e vendidos sem registro no órgão regulador.

De acordo com a Anvisa, empresas estavam divulgando a venda das canetas em perfis nas redes sociais. No entanto, as marcas Synedica e TG não possuem registro no país e, por isso, não podem ser comercializadas legalmente. A decisão, publicada nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União, determina a apreensão e a proibição total de todas as atividades relacionadas aos produtos, e vale para qualquer pessoa física ou jurídica que comercialize ou divulgue esses medicamentos.

A resolução também trata da retatrutida, uma substância da mesma classe de outros medicamentos do tipo GLP, que vem sendo associada a uma expectativa de perda de peso ainda maior do que a observada com produtos já disponíveis no mercado. No entanto, a retatrutida ainda está em fase de testes e não é distribuída comercialmente pelos pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do medicamento.

Segundo a agência, canetas vendidas com a alegação de conter retatrutida não oferecem qualquer garantia de segurança, eficácia ou qualidade, o que motivou a proibição.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia