Antes mesmo da conclusão total das obras estruturantes, a região do Iguatemi já registra melhora significativa na fluidez do trânsito. Entre 2023 e 2025, a Avenida ACM apresentou redução de 20% nos engarrafamentos, especialmente nos trechos próximos ao Shopping da Bahia e às vias marginais, segundo dados da Transalvador.
Entre as intervenções realizadas pela Prefeitura de Salvador estão o Pontilhão Marcus Freire, a ponte sobre o Rio Camarajipe, o mergulhão da Avenida Tancredo Neves, o Viaduto Duda Mendonça e as obras do BRT. O pacote será finalizado com a entrega do viaduto direcional Zé Linhares, prevista para 26 de janeiro.
De acordo com a Transalvador, além da redução dos congestionamentos, houve diminuição média de até 16% no tempo de viagem. “As intervenções já geram impactos positivos reais no trânsito, mesmo antes da entrega final das grandes obras”, afirmou o superintendente Diego Brito.
O viaduto Zé Linhares permitirá ligação direta entre a frente do Shopping da Bahia e a região do Detran, sem a necessidade de passar pelo Viaduto dos Rodoviários, além de integrar a Avenida ACM às avenidas Paralela e Tancredo Neves, ao BRT e à BR-324.
Após a liberação da estrutura, a Transalvador fará monitoramento intensivo do tráfego, com ajustes de sinalização e operação viária. A expectativa é de ganhos ainda maiores nos horários de pico, tradicionalmente mais críticos na região.