Alta-costura em Paris: modelos baianas participam de testes para importantes marcas internacionais

Alta-costura em Paris: modelos baianas participam de testes para importantes marcas internacionais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Palu Camili, Higor Bastos e Yulia Chinato

Publicado em 20/01/2026 às 10:48 / Leia em 3 minutos

A Semana de Alta-Costura de Paris promete parar a capital francesa entre os dias 26 e 29 de janeiro. As principais casas de moda do mundo se reúnem para apresentar suas criações autorais na temporada de verão do calendário fashion e uma comitiva de modelos baianas integra o casting de grandes marcas internacionais.

As tradicionais máisons associadas à Fédération de la Haute Couture et de la Mode, como Dior, Schiaparelli, Chanel, Giambattista Valli e Valentino, que se despediu oficialmente de seu fundador nesta segunda-feira (19), dividem a programação com a italiana Giorgio Armani Privé e outras grifes convidadas, levando às passarelas de Paris coleções que ditam tendências e reafirmam o valor da alta-costura no mercado global.

Josefa Santos | Foto: Yulia Chinato

O evento também chama atenção pelo casting, que inclui as modelos baianas Josefa Santos, Beatriz Santos e Sophia Lisboa, selecionadas para participar dos testes que precedem os grandes desfiles nas passarelas parisienses.

O trio embarca acompanhado da empresária Mônica Mota, que participa pela primeira vez da Semana de Alta-Costura com o objetivo de ampliar a presença da Bahia no circuito internacional da moda. A comitiva baiana desembarca na Europa nesta sexta-feira (23), seguindo a intensa agenda fashion de Paris.

Beatriz Santos | Foto: Higor Bastos

“Estar no maior evento ‘couture’ da temporada, representando a Bahia e o Brasil, ao lado desse trio de modelos, para mim, é um sentimento inexplicável. Estamos muito felizes e realizadas por ter chegado a essa etapa. Isso só nos mostra que a Bahia tem voz, estética e potência criativa, e a Semana de Alta-Costura é mais um espaço onde o Brasil precisa e deve, sem dúvidas, estar”, afirma Mônica Mota, CEO da Model Club Agency.

Ela também destaca a importância do processo que antecede as passarelas. “Essa etapa é importantíssima e traz modelos já consagradas, que dispensam apresentações. O processo dos bastidores, no entanto, não é simples: são anos de técnicas de passarela e modelo fotográfico, aulas de inglês, comportamento, casting e condução nas seletivas”, explica, ao comentar a conexão estratégica entre agências brasileiras e eventos internacionais que ampliam o intercâmbio e projetam modelos para o mercado global.

Sophia Lisboa | Foto: Palu Camili

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia