Hospital Regional de Juazeiro realiza cirurgia obstétrica inédita no Vale do São Francisco

Hospital Regional de Juazeiro realiza cirurgia obstétrica inédita no Vale do São Francisco

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 19/01/2026 às 21:20 / Leia em 2 minutos

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) realizou, com sucesso, uma cirurgia obstétrica de alta complexidade inédita no Vale do São Francisco. O procedimento pioneiro envolveu uma cesariana associada à retirada do útero, com remoção parcial e correção da bexiga, que havia sido invadida pela placenta.

Vinculado ao Governo do Estado e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o HRJ utilizou técnicas minimamente invasivas para cateterização e oclusão temporária das artérias uterinas, o que contribuiu para a segurança do procedimento e a redução de riscos.

A cirurgia contou com a atuação integrada de uma equipe multiprofissional, envolvendo médicos das áreas de obstetrícia, anestesiologia, pediatria, cirurgia geral, urologia e radiologia intervencionista, além de enfermeiros, técnicos e equipe de apoio. O bebê nasceu na 34ª semana de gestação e recebeu atendimento imediato da equipe neonatal, seguindo os protocolos de segurança.

De acordo com o coordenador do serviço de Obstetrícia do HRJ, Álvaro Pacheco, o procedimento exigiu planejamento detalhado e integração entre as especialidades. “O sucesso da cirurgia demonstra a preparação da equipe e a capacidade do hospital em realizar intervenções de alta complexidade com segurança e excelência”, afirmou.

Após evolução clínica satisfatória, a paciente Paloma Medeiros, de 38 anos, recebeu alta hospitalar junto com o bebê, ambos em bom estado de saúde. “Fui muito bem recebida pela equipe e passei a confiar em todos para a realização da cirurgia. Estou muito feliz e agradecida por terem salvado a minha vida e a do meu filho”, disse.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia