A noite desta segunda-feira (19) promete ser animada no Centro Histórico de Salvador. Entre as atrações que vão agitar as ruas e largos do Pelourinho, estão Cortejo Afro, Orquestra Sinaleira e Gal do Beco. A programação faz parte do projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia.
A festa começa com samba. Pelas vias do Pelourinho, Gal do Beco vai colocar o público para dançar e cantar referências do samba baiano e brasileiro, a partir das 19h. A roda acontece na Ladeira do Carmo e contará com a participação do grupo Lado C do Samba. O projeto ‘Vem Dançar Verão’, da Fundação Cultural da Bahia, promove uma aula de dança, enfocando o pagode e outros suingues baianos. Conduzida pelos professores Hainer Souza e Ian Peterson, a atividade acontece no Largo Tereza Batista, também às 18h30.
No Largo Pedro Archanjo, a partir das 19h, a Orquestra Sisaleira apresenta a música nordestina, ao som de violas. O grupo se realiza no território de identidade cultural Sisal, na cidade de Conceição de Coité. Criada em 2018, a Orquestra é formado por adolescentes e jovens e utiliza instrumentos construídos com madeira de sisal, uma iniciativa que associa arte, educação ambiental e sustentabilidade.
Uma prévia do carnaval acontece na Praca das Artes Mestre Neguinho do Samba, a partir das 21h, com mais uma edição do tradicional ensaio do Cortejo Afro. O evento contará com as participações de Alinne Rosa e do grupo Sambaiana. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Meu Bilhete.
Confira a programação:
Ruas do Pelourinho
Atração: Gal do Beco
Convidado: Lado C do Samba
19h
Gratuita
Largo Tereza Batista
Atração: Vem Dançar Verão – Aula de Pagode baiano
Com os professores Hainer Souza e Ian Peterson
18h30
Gratuita
Largo Pedro Archanjo
Atração: Orquestra Sisaleira
19h
Gratuita
Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba
Atração: Cortejo Afro
Convidados: Alinne Rosa e Sambaiana
21h
Ingressos através da plataforma Meu Bilhete.