Ex-ministro Raul Jungmann morre aos 73 anos

Ex-ministro Raul Jungmann morre aos 73 anos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Agência Brasil

Publicado em 18/01/2026 às 22:05 / Leia em 2 minutos

Morreu neste domingo (18), aos 73 anos, o ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann. A informação foi confirmada pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Jungmann estava internado em Brasília e enfrentava, há anos, um câncer no pâncreas. Ele foi internado em novembro de 2025, recebeu alta em dezembro, voltou próximo ao Natal e novamente após o Ano Novo, sendo internado mais uma vez no sábado (17).

Além da carreira política, Raul Jungmann era diretor-presidente do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), desempenhando papel central na EXPOSIBRAM (Exposição Internacional de Mineração). No evento de 2025, realizado em outubro no Centro de Convenções de Salvador, destacou a importância dos minerais para tecnologia e sustentabilidade, liderando debates sobre modernização do setor, minerais críticos e investimentos.

Ao longo da trajetória política, Jungmann ocupou cinco ministérios. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, comandou as pastas do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e Políticas Fundiárias. No governo Michel Temer, foi ministro da Defesa e, em 2018, tornou-se o primeiro titular do então recém-criado Ministério da Segurança Pública.

Pernambucano, Raul Jungmann iniciou a militância política no Partido Comunista Brasileiro (PCB), ainda na clandestinidade, e anos depois participou da fundação do Partido Popular Socialista (PPS), ao qual permaneceu filiado até 2018.

Em nota, o IBRAM comunicou o falecimento de Jungmann e informou que o velório será reservado a familiares e amigos próximos, conforme seu desejo. A presidente do Conselho Diretor do instituto, Ana Sanches, destacou que ele foi um homem público de estatura singular, defensor da democracia e comprometido com o Brasil e com o interesse público, conduzindo o IBRAM em um período decisivo para o setor mineral.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia