Assembleia Legislativa da Bahia decreta luto de três dias após morte de Alan Sanches

Assembleia Legislativa da Bahia decreta luto de três dias após morte de Alan Sanches

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 17/01/2026 às 20:23 / Leia em 2 minutos

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos, decretou luto oficial de três dias após a morte do deputado Alan Sanches, que faleceu neste sábado (17), aos 58 anos, em decorrência de um infarto. “A Bahia está de luto diante da morte de Alan Sanches, uma grande perda para a política baiana e brasileira. Rogo a Deus que conforte o coração de seus familiares, amigos e de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele – agora submetidos a essa dor tão profunda (…) Alan sempre foi um companheiro de longas datas, parte da minha caminhada e da minha história. Chegamos juntos ao PSD, dividimos o dia a dia no parlamento sempre com muito carinho, respeito, diálogo e consideração mútua”, declarou a chefe do Legislativo baiano.

O velório será neste domingo (18), a partir das 9h, no Salão Nobre da Assembleia. Já o sepultamento será a partir das 14h, no Cemitério Jardim da Saudade. Ainda na manhã de domingo (18), também às 9h, será celebrada uma missa na Assembleia Legislativa da Bahia, em memória do deputado. 

Alan Sanches exercia o seu quarto mandato como deputado estadual – a primeira eleição para o parlamento foi em 2011 – embora iniciasse a sua trajetória eleitoral como vereador em Salvador a partir de 2005. Reeleito, não cumpriu esse segundo mandato até o fim, pois renunciou para ingressar na Assembleia. Era formado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e tinha como parceiro político o filho, Duda Sanches, vereador na capital.

Luto e pesar

Foram inúmeras as manifestações de pesar de parlamentares, vereadores e lideranças políticas de toda a Bahia pela morte de Alan Sanches. Na última quinta-feira (15), ele marcou presença na Lavagem do Bonfim fazendo todo o percurso até o adro da igreja.

O governador Jerônimo Rodrigues emitiu nota de pesar, bem como o presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz e o seu partido, o União Brasil. Parlamentares, órgãos que representam os servidores da ALBA, bem como prefeitos, lideranças e outras autoridades também lamentaram a perda.

Ocupará a cadeira deixada por Alan Sanches na Alba o primeiro suplente de sua coligação, o ex-deputado Luciano Ribeiro, advogado, por duas vezes prefeito de Caculé e que cumpriu um mandato na Assembleia Legislativa de 2015/2019.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia