Após mais uma edição histórica da tradicional Lavagem de Corpo e Alma, a novena preparatória para a data solene do Senhor do Bonfim em 2026 segue em Salvador. A programação antecede o domingo (18), quando haverá o encerramento oficial das comemorações deste ano.
Considerada uma das datas mais importantes do calendário religioso de Salvador, a data solene do Senhor do Bonfim em 2026 será 18 de janeiro. Na ocasião, serão realizadas seis Celebrações Eucarísticas, sendo a de 10h30 presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
A finalização da festa acontece a partir das 16h, com a Procissão dos Três Pedidos que sairá da Igreja de Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares) em direção à Colina Sagrada.
Com o tema central “O exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”, as celebrações em honra à Guarda Imortal da Bahia também contarão com homenagens ao setor do Turismo, Cultura e Agronegócio na Bahia.
Confira a programação:
16 de janeiro
19h: Novena preparatória
Subtema: “A parábola do Bom Samaritano” (Lc 10,30-37)
Pregador: Padre Anderson Lima de Araújo (Pároco da Paróquia São João Batista, representante da Comunidade do Senhor do Bonfim em Mata de São João, na Bahia)
Homenageados: Agentes do Turismo e Cultura
Paraninfos: Maurício Bacelar (Secretário de Turismo do Estado da Bahia), Vice Prefeita Ana Paula Matos (Secretaria de Turismo da Cidade de Salvador), Pedro Costa (Presidente do Conselho Baiano de Turismo) e Deivid Lourenço (Reitor da Universidade Católica do Salvador)
17 de janeiro
19h: Novena preparatória
Subtema: “Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, ensina a rezar” (Lc 11,1-4).
Pregador: Padre Edson Menezes da Silva (Reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim em Salvador, na Bahia)
Homenageados: Agentes da agropecuária e agricultura
Paraninfos: Humberto Miranda (Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia), Pablo Barroso (Secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia) e João Martins (Presidente da Confederação Nacional da Agricultura – CNA)
DIA SOLENE E FESTIVO EM HONRA AO SENHOR DO BONFIM
18 de janeiro
5h: Alvorada
Missas: 5h, 6h, 7h30, 9h, 10h30 e 15h
Missa Solene: às 10h30, presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia
16h: Procissão dos Três Pedidos saindo da Igreja de Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares)
Na chegada à Colina Sagrada, os fiéis darão três voltas em torno da Basílica Santuário, fazendo os três pedidos. O momento será encerrado com bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.