Salvador vai ganhar, a partir deste ano, uma iniciativa inédita no Carnaval: o Carnaval Academy, projeto que propõe apresentar os bastidores e a complexa engrenagem por trás da maior festa de rua do mundo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) por Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), durante entrevista ao presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, na Rádio Metrópole.
Segundo Edington, a proposta segue uma tendência já consolidada em grandes eventos internacionais, como o Rock in Rio, The Town e a Fórmula 1, que criaram suas próprias “academies” para compartilhar conhecimento sobre gestão, operação e planejamento de megaeventos. O conceito dessas iniciativas é abrir o “backstage” para profissionais do mercado, mostrando desde a logística até as estratégias que tornam esses eventos viáveis e sustentáveis.
No Carnaval de Salvador, a ideia ganha uma dimensão ainda maior. Entre os dias 5 e 7 de fevereiro, a capital baiana receberá cerca de 50 executivos de diferentes regiões do Brasil, que participarão de uma imersão na operação da festa, com foco na apresentação da infraestrutura envolvida no Carnaval.
Segundo Edington, o Carnaval Academy será realizado em parceria com o Grupo California e a HSM, considerada a principal empresa de educação corporativa do Brasil.