Margareth Menezes desembarca na Bahia para agenda estratégica em Salvador e no Recôncavo

Margareth Menezes desembarca na Bahia para agenda estratégica em Salvador e no Recôncavo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Veronica Manevy

Publicado em 14/01/2026 às 09:46 / Leia em 2 minutos

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, inicia nesta quinta-feira (15) uma série de compromissos oficiais na Bahia, marcados pelo simbolismo religioso e pela valorização do patrimônio histórico e afro-brasileiro. A agenda, que se estende até o sábado (17), passará por Salvador e cidades do Recôncavo, como Cachoeira e Santo Amaro.

O primeiro ato da ministra será de devoção e cultura popular. Nesta quinta, ela participa dos festejos da Lavagem do Bonfim, marcando presença no culto ecumênico na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, às 7h30.

A celebração deste ano, que completa 280 anos de história, traz como tema “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”, reafirmando a festa como um dos maiores ícones de sincretismo e fé do país.

Na sexta-feira (16), a comitiva do Ministério da Cultura segue para Cachoeira, cidade heroica e monumento nacional. Pela manhã, Margareth oficializa a entrega da placa que reconhece o Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê como Patrimônio Cultural do Brasil, reforçando a política de proteção aos espaços de matriz africana.

Ainda em Cachoeira, durante a tarde, a ministra assina a Ordem de Serviço para obras emergenciais na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. A agenda na cidade se encerra com a participação na 7ª edição do Rede Capoeira – Heróis Populares, onde será entregue o Troféu Sankofa a mestres da cultura popular.
Bembé e Ilê Aiyê

O encerramento da visita oficial, no sábado (17), conecta duas potências da negritude baiana. Pela manhã, em Santo Amaro da Purificação, a ministra vistoria as obras do Bembé do Mercado. O local é palco do maior candomblé de rua do mundo e possui o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan.

De volta a Salvador, a noite será de gala. Margareth Menezes será uma das juradas da 45ª Noite da Beleza Negra, a tradicional cerimônia do bloco afro Ilê Aiyê que elegerá a Deusa do Ébano para o Carnaval de 2026.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia