A Secretaria da Segurança Pública da Bahia prepara um amplo esquema de segurança para a Lavagem do Bonfim 2026, que será realizada na próxima quinta-feira (15). Ao todo, 2.087 policiais e bombeiros atuarão para garantir a tranquilidade dos fiéis e participantes.
A Polícia Militar terá ações preventivas e acompanhamento em tempo real do evento. A Polícia Civil atuará com Delegacias Especiais de Área, policiamento velado, investigação em campo e abordagens táticas. O Corpo de Bombeiros Militar estará presente para pronta resposta a ocorrências e apoio operacional, enquanto o Departamento de Polícia Técnica contará com uma Unidade Móvel de Perícia.
O evento contará com tecnologia de reconhecimento facial e Plataformas de Observação Elevada (POE) para monitoramento durante o trajeto, agilizando a identificação de foragidos e o tempo de resposta das equipes.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado com a participação de 20 órgãos estaduais e municipais, promovendo integração e tomada rápida de decisões durante toda a festa.