Berço fundamental do samba de roda, Patrimônio Imaterial da Humanidade, o município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, vai ganhar um agito especial com a sétima edição do “Rede Capoeira – Heróis Populares”, que celebra e honra a ancestralidade do território que é berço da cultura afro-brasileira. O evento será realizado entre os dias 16 e 18 de janeiro, na Praça Ubaldino de Assis, e terá como um dos grandes destaques da programação o grupo Sambaiana, que promete agitar o público com um repertório que mistura releituras marcantes de grandes sucessos do samba, além de canções autorais.
“Tocar em Cachoeira sempre renova as nossas energias, especialmente porque a cidade é um berço do samba de roda. Esse evento tão simbólico, promete ser surpreendente”, destaca a cantora Ju Moraes.
O “Rede Capoeira – Heróis Populares” contará ainda com diversas atividades como vivências culturais, rodas de capoeira e samba de roda, oficinas, painéis, palestras e manifestações tradicionais, além da participação de mestres consagrados da capoeira nacional e internacional e de pesquisadores da cultura afro-brasileira. Haverá ainda a entrega do Troféu Sankofa, honraria criada pelo projeto para reconhecer mestres e mestras que dedicaram a vida à preservação do patrimônio imaterial brasileiro.