Itaparica sedia, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, principal competição de vela de base do país. O evento, organizado pelo Yacht Clube da Bahia (YCB) e com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), acontece até quinta-feira (15), em uma programação de 11 dias.
Mais de 200 atletas, com idades entre 6 e 13 anos, de oito estados brasileiros e da Argentina, participam das provas na moderna marina construída pelo governo baiano. Juntamente com equipes técnicas e familiares, cerca de 500 pessoas se deslocam ao município, aproveitando para turismo e experiências locais.
“Além das condições técnicas, Itaparica oferece infraestrutura turística qualificada, com marina de padrão internacional, rede hoteleira, gastronomia e atrativos naturais e culturais”, destacou o superintendente da Setur-BA, Celso Duarte.
O comodoro do YCB, Ricardo Dantas, ressaltou a acolhida do município e a parceria com Estado e Prefeitura, enquanto o diretor da Confederação Brasileira de Vela, Jônatas Gonçalves, afirmou que velejar em Itaparica é “um sonho, com vento, mar limpo e condições ideais”.
O evento também integra o calendário festivo da cidade, que recentemente celebrou os 203 anos da Independência da Bahia, homenageou Maria Felipa e recebeu shows de artistas como BaianaSystem, Carlinhos Brown e Jota Quest.