De Salvador a Hollywood: Wagner Moura faz história no cinema internacional

De Salvador a Hollywood: Wagner Moura faz história no cinema internacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 13/01/2026 às 08:59 / Leia em 2 minutos

Wagner Moura entrou para a história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama, no último domingo (11), por sua atuação em O Agente Secreto. Durante o discurso, o ator de 49 anos celebrou o país: “Para todo mundo no Brasil assistindo, viva o Brasil, viva a cultura brasileira”.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa também rendeu a Moura o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes e colocou o filme na disputa por uma indicação ao Oscar, cujos nomeações serão anunciadas em 22 de janeiro. O Agente Secreto ainda venceu como Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro.

Natural de Salvador, Wagner Moura iniciou sua trajetória artística ainda jovem. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, abandonou a profissão para se dedicar à atuação. O reconhecimento começou no teatro, com o sucesso da peça A Máquina (2000), e se estendeu rapidamente ao cinema.

Entre os primeiros destaques estão Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles, e Carandiru (2003), de Héctor Babenco. Na televisão, consolidou sua popularidade em produções como Sexo Frágil, JK e Paraíso Tropical.

A projeção internacional veio em 2007, com o papel do Capitão Nascimento em Tropa de Elite, filme vencedor do Urso de Ouro em Berlim. A partir daí, Moura passou a integrar produções estrangeiras, estreando em Hollywood em Elysium (2013).

Em 2015, ganhou ainda mais notoriedade ao interpretar Pablo Escobar na série Narcos, da Netflix, papel que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro. Nos anos seguintes, participou de produções como Iluminadas (Apple TV+), Sr. e Sra. Smith (Prime Video) e Guerra Civil.

Além de ator, Wagner Moura também atua como diretor. Seu filme Marighella (2019) venceu oito categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Entre os próximos projetos, está Last Night at the Lobster, que ele irá dirigir e estrelar, com elenco internacional.

Caso seja indicado ao Oscar, Moura poderá se tornar o primeiro brasileiro a concorrer na categoria de Melhor Ator, reforçando uma trajetória que conecta Salvador aos principais palcos do cinema mundial.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia