Wagner Moura recebe prêmio em Los Angeles e comemora reconhecimento do filme ‘O Agente Secreto’

Wagner Moura recebe prêmio em Los Angeles e comemora reconhecimento do filme ‘O Agente Secreto’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 10/01/2026 às 20:03 / Leia em 3 minutos

O ator Wagner Moura, que segue em intensa campanha pelo Oscar, conquistou um novo reconhecimento por seu trabalho no longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. Nesta sexta-feira (9), o baiano recebeu o prêmio de excelência em atuação no Astra Awards, em Los Angeles

“Ao longo de sua carreira, as performances de Moura consistentemente demonstraram inteligência, intensidade e autenticidade, o que o torna um talento nato e um homenageado digno do prêmio de realização em atuação deste ano”, destacou a Hollywood Creative Alliance, organizadora do Astra Awards.

Em seu discurso, Moura ressaltou o impacto e a importância da obra. “Nosso filme é sobre essa falta de memória coletiva, e o quão trágico isso pode ser para um país. Mas também é sobre um homem que decide se manter fiel aos seus valores quando tudo ao seu redor dizia o contrário. Se o trauma atravessar gerações, valores também podem (…) Pessoalmente, tenho esperança e sou otimista. Costumo dizer que sou pessimista em relação ao presente, mas otimista em relação ao futuro. Não sei se faz sentido. Eu tenho esperança”, declarou o artista. 

Ao jornal O Globo, ele também se mostrou emocionado ao falar sobre a repercussão do filme. “Tem sido muito bonito ver um filme brasileiro receber a atenção que o nosso filme tem recebido, especialmente depois do sucesso de “Ainda Estou Aqui” no ano passado. Tem sido muito bonito, a gente está muito feliz”, disse.

 

Globo de Ouro

Wagner Moura e o filme “O Agente Secreto” aparecem entre os destaques do Globo de Ouro, concorrendo em três categorias e ampliando a presença do Brasil na temporada de prêmios mais disputada do cinema mundial. A cerimônia de premiação acontece neste domingo (11), com início previsto para as 21h (horário de Brasília). No Brasil, a transmissão será feita pelos canais TNT e pela plataforma de streaming Max, com cobertura ao vivo do tapete vermelho e da entrega dos prêmios. Pela primeira, a TV Globo também vai transmitir a cerimônia, logo após o “Fantástico”, com apresentação de Maria Beltrão e comentários de Dira Paes e Waldemar Dalenogare.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” disputa as estatuetas de Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Drama, com Wagner Moura. A produção, que mistura suspense político e memória histórica, vem sendo bem recebida pela crítica internacional e chega ao Globo de Ouro como um dos representantes de fora do eixo tradicional de Hollywood na corrida por reconhecimento.

Vale ressaltar que, entre as grandes premiações do Cinema, o Globo de Ouro é uma das que mais funciona como um “termômetro” para o Oscar. Os integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas começam a votar para escolher os indicados no dia 12 de janeiro, justamente no dia seguinte à festa do Globo de Ouro. Esse processo segue até o dia 16.

Os indicados oficiais serão anunciados em 22 de janeiro, enquanto a votação final para definir os vencedores acontece entre 26 de fevereiro e 5 março. Nesse intervalo, os votantes também terão acesso aos resultados dos principais prêmios dos sindicatos, como os de atores e roteiristas, que exercem influência relevante na reta final da temporada.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia