Para garantir o conforto do público durante a tradicional Lavagem do Bonfim, que acontece na próxima quinta-feira (15), a Prefeitura de Salvador realizou uma série de trabalhos preventivos, desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.
Entre as intervenções realizadas por meio da Secretaria Municipal de Manutenção, estão serviços de tapa-buracos, recuperação de passeio, revisão e recomposição de dispositivos de drenagem, poda de árvores – como as palmeiras imperiais no Largo da Igreja do Bonfim – recuperação de equipamentos e pintura dos espaços públicos, em especial no Caminho da Fé, na Avenida Dendezeiros, entre as Obras Sociais de Irmã Dulce e a Igreja do Bonfim.
Histórico – Em 2020, a Prefeitura inaugurou o Caminho da Fé, um trecho de 1,1 km na Cidade Baixa, ligando o Santuário de Irmã Dulce à Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, com totens da Via Sacra e melhorias urbanas como paisagismo, acessibilidade e iluminação, com investimento de R$ 18,2 milhões.
Para a festa deste ano, a Seman realizou uma série de ações na região, como a recuperação do pavimento em granito, substituição das lixeiras e revisão de dispositivos de drenagem.
“Ao longo de todo o caminho por onde passa o cortejo, as equipes da secretaria realizaram serviços intensivos de manutenção de ruas e passeios, promovendo mais segurança, conforto e acessibilidade para a população. Também foram executadas recuperação e pintura de equipamentos urbanos, além da conservação de praças e demais espaços públicos, valorizando o cenário urbano e respeitando a importância histórica, cultural e religiosa do evento”, explica o secretário de Manutenção, Lázaro Jezler.
Iluminação – Para garantir a segurança da população, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública de Salvador realizou serviços de manutenção do trecho e entorno das basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e Nosso Senhor do Bonfim.
Para a novena, que começou nesta quinta (8), foram instalados 10 projetores na praça em frente e no entorno da Igreja do Bonfim. Para reforçar a iluminação da festa, serão instalados ainda 45 projetores na Baixa do Bonfim, Dendezeiros e na Praça dos Dendezeiros.
“Entendemos a importância cultural e religiosa da Festa do Senhor do Bonfim, por isso atuamos para garantir que todo o trecho e o entorno da Colina Sagrada estejam com a luminosidade adequada, assegurando mais conforto e bem-estar para quem participa. Esse cuidado envolve manutenção prévia, reforço das equipes e ajustes específicos para o período da festa”, afirma o diretor de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães.
Após a Lavagem do Bonfim, acontece ainda a Segunda-Feira Gorda da Ribeira, para a qual serão instalados cerca de 20 projetores na região do Largo da Ribeira e imediações.