Com rito próprio, pedidos e fitinhas do Senhor do Bonfim são incinerados nesta sexta (9) na Colina Sagrada

Com rito próprio, pedidos e fitinhas do Senhor do Bonfim são incinerados nesta sexta (9) na Colina Sagrada

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Luanne Ribeiro

Publicado em 09/01/2026 às 13:19 / Leia em 2 minutos

Dando sequência à programação dos festejos em honra ao Senhor do Bonfim, acontecerá no final da tarde desta sexta-feira (9), na Colina Sagrada, a tradicional Incineração dos Pedidos e das Fitinhas do Senhor do Bonfim. O rito está previsto para ser realizado logo após a missa das 17h, no largo em frente à Basílica Santuário.

O momento será marcado por uma oração presidida pelo reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes da Silva. Na ocasião, serão incineradas as súplicas registradas pelos fiéis e depositadas nas urnas da Igreja ao longo do ano de 2025 — com destaque para aquelas deixadas na Sexta-feira da Proteção, ocorrida no último dia 2 de janeiro de 2026 — além das fitinhas tradicionalmente amarradas no gradil do templo por devotos e visitantes. Conforme a tradição, a fumaça resultante simboliza a elevação dos pedidos aos céus.

Realizada desde 2012, a iniciativa conta com o apoio de voluntários e ambulantes da região, que a cada seis meses se mobilizam para retirar a grande quantidade de fitinhas acumuladas ao longo do ano, possibilitando a renovação do espaço no gradil para a colocação de novas fitas.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia