Porto de Ilhéus garante escalas de cruzeiros até 2028 e projeta crescimento no turismo marítimo

Porto de Ilhéus garante escalas de cruzeiros até 2028 e projeta crescimento no turismo marítimo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação/Codeba

Publicado em 08/01/2026 às 18:32 / Leia em 2 minutos

O Porto do Malhado, em Ilhéus, já tem escalas de navios de cruzeiro asseguradas para os próximos três anos, reforçando o protagonismo do município do sul da Bahia no turismo marítimo. Em comunicado recente, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) informou que há uma quantidade expressiva de reservas de berços confirmadas para as temporadas 2026/2027 e 2027/2028.

De acordo com dados da autoridade portuária, a estação 2026/2027 já nasce com crescimento projetado, somando 16 escalas de cruzeiros confirmadas. O planejamento de longo prazo também avança, com outras 15 paradas pré-agendadas para a temporada 2027/2028. A Codeba destaca ainda a possibilidade de ampliação desse número, a partir da inclusão de novas programações ao longo dos próximos meses.

Segundo a companhia, em contato com o portal World Cruises, o resultado é reflexo da participação ativa em congressos e eventos do setor de cruzeiros, estratégia voltada a promover Ilhéus como destino turístico e impulsionar a geração de emprego e renda na região cacaueira.

Para efeito de comparação, a atual temporada de cruzeiros prevê 14 escalas no Porto do Malhado. Iniciada recentemente, a estação segue até o dia 5 de abril. O MSC Armonia é o navio com maior regularidade em Ilhéus, realizando escalas semanais às quintas-feiras, em roteiros que partem do Rio de Janeiro.

Além da presença constante da MSC, Ilhéus também se destaca nesta temporada pela recepção de navios internacionais voltados ao mercado alemão, como o AIDAmar, o Hamburg e o clássico Artania. Construído em 1984, o Artania figura entre os navios de cruzeiro mais antigos do mundo ainda em operação comercial, reforçando o apelo histórico e turístico das escalas no destino baiano.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia