Maria Fortuna traz “Conversas para Iluminar o Mundo” a Salvador com Daniela Mercury e Maria Marighella

Maria Fortuna traz “Conversas para Iluminar o Mundo” a Salvador com Daniela Mercury e Maria Marighella

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 08/01/2026 às 09:43 / Leia em 2 minutos

Salvador recebe pela primeira vez o projeto “Conversas para Iluminar o Mundo”, idealizado e mediado pela jornalista Maria Fortuna, que há três anos promove encontros mensais no Rio de Janeiro reunindo nomes centrais da cultura brasileira para diálogos sensíveis e provocadores. A estreia na capital baiana acontece no dia 14 de janeiro, a partir das 20h30, no Teatro Cambará, na Casa Rosa, com ingressos limitados.

A edição inaugural em Salvador reúne Daniela Mercury e Maria Marighella, presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em um bate-papo com participação da plateia que parte da cultura como eixo para refletir sobre a atuação feminina na política contemporânea, articulando arte, pensamento crítico e experiências de vida.

Criado em parceria com o jornalista Charles Gavin, o projeto tem título inspirado e com as bênçãos de Ailton Krenak, filósofo, ambientalista e membro da Academia Brasileira de Letras. “São conversas para inspirar e provocar reflexões sobre as dores e delícias de estar vivo, sobre o que faz a gente se reconhecer no outro e sobre como usar a arte como combustível para fazer um outro mundo aqui na Terra”, resume Maria Fortuna.

No palco, a jornalista conduz entrevistas marcadas pela escuta atenta e pela profundidade, iluminando ideias, trajetórias e visões de mundo. No Rio de Janeiro, onde os encontros acontecem no Clube Manouche, as sessões têm registrado ingressos esgotados e já receberam convidados como Conceição Evaristo, Ney Matogrosso, Marcos Palmeira e Perfeito Fortuna.

As conversas serão gravadas e disponibilizadas na íntegra no YouTube da Casa Rosa no dia seguinte ao evento. A edição soteropolitana contará com intérprete de Libras, e o espaço dispõe de acessibilidade arquitetônica. Os ingressos começam a ser vendidos nesta sexta-feira (9), pela plataforma Sympla. O projeto já tem uma segunda data prevista em Salvador, dedicada ao tema das espiritualidades.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia