O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a carta de demissão nesta quinta-feira (8) e deixa o cargo no mesmo dia.
Lewandowski assumiu o ministério em fevereiro do ano passado, após se aposentar do Supremo Tribunal Federal. A exoneração deve ser publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9). O presidente ainda não definiu quem irá substituí-lo.
De acordo com a TV Globo, o ministro informou a auxiliares no início de dezembro que anteciparia sua saída do governo. Desde o começo desta semana, ele vinha retirando seus pertences do gabinete no Palácio da Justiça.
A saída ocorre em um momento de destaque da pauta da segurança pública no Brasil e na América Latina, com o avanço de organizações criminosas e episódios de violência ligados a disputas entre facções.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública é responsável por órgãos como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional, acionada em situações de crise nos estados. O novo ministro ainda não foi anunciado.