Prefeitura de Salvador realiza vistoria nos circuitos do Carnaval 2026

Prefeitura de Salvador realiza vistoria nos circuitos do Carnaval 2026

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Bruno Concha / Secom PMS

Publicado em 07/01/2026 às 19:08 / Leia em 2 minutos

A Prefeitura de Salvador realizou, nesta quarta-feira (7), uma vistoria técnica nos circuitos do Campo Grande (Osmar) e do Pelourinho (Batatinha) para o Carnaval 2026. Na terça-feira (6), as equipes já haviam feito o mesmo trabalho no circuito Barra-Ondina (Dodô), do Porto da Barra até a Avenida Milton Santos.

A ação reuniu engenheiros, técnicos e especialistas de diversos órgãos municipais e teve como objetivo verificar o cumprimento das normas de segurança e identificar ajustes necessários para a realização da maior festa de rua do planeta.

Durante a vistoria, foram avaliados pontos como a poligonal de manobra dos trios elétricos, rotas de fuga para pedestres e ambulâncias, áreas destinadas a banheiros, distribuição de ambulantes, montagem dos camarotes conforme licenciamentos, além da delimitação de espaços de mídia e proteção de marcas.

A operação é coordenada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), que irá elaborar um relatório com registros técnicos, imagens e eventuais solicitações de correção. As vistorias acontecem anualmente de forma integrada, com participação de órgãos municipais e estaduais.

Segundo o presidente da Saltur, Isaac Edington, o objetivo é antecipar e prevenir problemas. “O Carnaval de Salvador começa muito antes dos dias oficiais de festa. Esse planejamento antecipado garante a integração dos serviços públicos e a segurança do evento”, afirmou.

A vistoria também incluiu avaliação da iluminação pública. De acordo com o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães, o Carnaval contará com mais de 6 mil projetores de reforço nos circuitos, além da substituição ou retirada de postes em pontos estratégicos para aumentar a segurança e facilitar a passagem dos trios.

Os circuitos terão ainda reforço no monitoramento por câmeras. O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Alberto Braga, informou que os equipamentos permitirão acompanhamento em tempo real das áreas da festa, contribuindo para a fluidez e segurança, além de ampliar a conectividade para imprensa e foliões.

O inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, Marcelo Silva, destacou a importância das visitas técnicas para identificar riscos e definir soluções conjuntas antes do início da folia.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia