Olodum ferve o Pelourinho na primeira Terça da Benção do ano; veja fotos

Olodum ferve o Pelourinho na primeira Terça da Benção do ano; veja fotos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Matheus Souza

Publicado em 07/01/2026 às 15:59 / Leia em 3 minutos

Em uma verdadeira celebração da ancestralidade e da potência cultural da Bahia, baianos e turistas voltaram a lotar as ruas e largos do Pelourinho nesta terça-feira (6). Realizando a primeira “Terça da Bênção” de 2026, o maior grupo de samba-reggae do mundo, a banda Olodum, subiu ao palco da Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba e agitou o público, com direito a participações especiais de Babado Novo e Jammil.

“É maravilhoso participar dessa troca, poder levar nossa música para tantas outras pessoas que visitam nosso estado. Então, eventos como esse garantem que a nossa música e a nossa cultura sejam valorizadas”, afirmou o vocalista Narcizinho.

A movimentação do Pelourinho nesta temporada de Verão, com opções para públicos de todos os gostos, também foi comemorada pela vocalista do grupo Babado Novo, Mari Antunes, que contou um pouco da sua relação com o Centro Histórico. “Isso aqui já é um start para o Carnaval, e dentro do Pelourinho, ainda por cima, onde sempre frequentei e realizei trabalhos memoráveis, não tem preço. É uma gratidão imensa estar participando de movimentos desse gênero, que valorizam de verdade a nossa cultura”, destacou a cantora.

Verão do Olodum

A agenda de Verão do Olodum segue movimentada. Até 3 de fevereiro, o grupo segue realizando novas edições da Terça da Benção. A programação inclui ainda os tradicionais ensaios aos domingos no Pelourinho, além de uma importante novidade: o retorno à Lavagem do Bonfim, após 25 anos. O grupo volta ao evento com uma caminhada percussiva que sairá da Igreja da Conceição da Praia e seguirá até o Largo da Calçada, reafirmando sua presença em uma das manifestações mais importantes do calendário cultural da Bahia.

Carnaval

Fundado em 1979, o Olodum chega aos 46 anos com atuação contínua, apresentações em 45 países e parcerias que projetaram sua música e sua história para o mundo. Em 2026, o grupo vai agitar a maior festa de rua do planeta com tema “Máscaras Africanas – Magia e Beleza”. Os foliões poderão curtir desfiles gratuitos do grupo nos blocos Batatinha e no Osmar, além da Pipoca do Olodum, que leva o samba-reggae para a Avenida. No Circuito Dodô, o Bloco retorna com venda de abadás na Central do Carnaval.

Foto: Matheus Souza

Foto: Lucas Santa Barbara

Foto: Lucas Santa Barbara

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia